61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
POETAS E POESIAS NA SALA DE AULA
Edna Maria Regueira Costa 1, 2
Zélia Roberta da Silva de Albuquerque Sá 1
1. Secretaria de Educação Esporte e Lazer
2. Secretaria de Educação
INTRODUÇÃO:
A Secretaria de Educação da Cidade do Recife elegeu em 2008 O Ano Letivo Poetas do Recife. Logo no início distribuiu com os estudantes uma agenda escolar que trazia os 12 poetas homenageados (Antônio Maria, Ascenso Ferreira, Capiba, Carlos Pena Filho, Chico Sciense, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo, Luiz Gonzaga, Manoel Bandeira, Mauro Mota e Solano Trindade). De posse das agendas percebemos a curiosidade que envolveu a maioria dos alunos com relação a estes ícones da poesia, decidimos trabalhar a vida e a poesia deles, posto que este tipo de gênero textual possibilita à criança atentar não só aos conteúdos, mas à forma, aos aspectos sonoros da linguagem, além das questões culturais e afetivas envolvidas. As crianças tiveram um contato prazeroso com o universo poético, uma vez que a poesia educa através do afeto, desperta o lúdico, a imaginação e a fantasia, elementos importantes para o desenvolvimento infantil. Ela leva-nos a conversar, a explorar sonoridades, a desenvolver a sensibilidade, a fazer descobertas, a perceber o mundo através das relações do imaginário do real e a adquirir conhecimentos da linguagem escrita e do mundo. Representa valores sociais, históricos e culturais, contextualizando as experiências de um determinado momento de vida.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com alunos do II Ciclo – Ano 2 da Escola Municipal Irmã Terezinha Batista e Escola Monsenhor Francisco Sales, e entre as etapas vivenciadas, citamos: resgate do conhecimento prévio dos alunos, pesquisas na internet sobre os poetas trabalhados, exibição do programa Circuito dos Poetas gravado em DVD para discussão em sala sobre vida e obra dos escritores, leitura e exploração de diferentes gêneros textuais, aula-passeio pelos locais de exposição das estátuas dos poetas no centro da cidade, confecção de cartazes, confecção de mural com os poetas desenhados pelos alunos, exploração de gravuras, uso de dicionário para enriquecimento do vocabulário, dança, interpretação e dramatização de algumas poesias. Essas atividades facilitaram o processo ensino-aprendizagem garantindo a leitura e produção de poesias, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades para a elaboração de textos com emoção e sensibilidade. Em alguns momentos os alunos visitaram as outras salas de aula e recitaram algumas poesias para os colegas. O trabalho foi socializado para a comunidade escolar com um sarau poético e distribuição de livros de poesias ilustrados pelos alunos.
RESULTADOS:
Esse trabalho foi desenvolvido com a intenção de favorecer a conquista de novas aprendizagens aos alunos e contribuir para a formação de um ser humano mais sensível à poesia da realidade que está à sua volta. Durante a execução do projeto foram muitos os momentos de estudo, tendo sido discutida a viabilidade das atividades e dos procedimentos de avaliação. Com o estímulo da leitura diária na sala, aos poucos fomos vendo as crianças terem o hábito de pegar livros para folhear. Conseguimos visualizar a evolução dos alunos em tarefas e empolgação na expressão oral e corporal. Outra consequência foi o fato de que todos os dias as crianças solicitavam empréstimos de livros para leitura em casa, fato inexistente, antes do projeto. Ao final das atividades também tivemos crianças que passaram a ler com maior fluência poesias e outros tipos de textos. Conseguimos estimular nos alunos o hábito da leitura e escrita, levando-os a terem contato com diversas tipologias textuais enriquecendo o conhecimento, descobrindo a biografia de autores famosos e tornando-se durante o processo, pequenos escritores e autores. Os resultados positivos do trabalho desenvolvido foram percebidos também pelos pais, conforme relata aqueles que se aproximaram e se envolveram nas atividades realizadas pela escola.
CONCLUSÃO:
No projeto propomos o desafio de possibilitar às crianças o conhecimento de textos poéticos, despertando o interesse para ouvir, ler e escrever poesias, praticando ações leitoras com outros tipos de textos, possibilitado a apropriação de atitudes fundamentais na construção de leitores e escritores. Percebemos que as crianças estavam motivadas a conhecerem os autores trabalhados e à medida que se envolviam com o trabalho, elas demonstravam sensibilidade, criatividade, espírito de cooperação e solidariedade, atitudes que facilitaram a informação e construção do conhecimento. Durante o trabalho as situações de linguagem oral, linguagem escrita, leitura e produção de textos se inter-relacionaram de forma contextualizada, pois quase sempre envolviam tarefas que articulavam esses diferentes conteúdos, viabilizando a implementação de ações positivas que desencadearam resultados significativos na vida dos alunos. Não tínhamos a pretensão de tornar os alunos poetas, mas de possibilitar, a partir da constatação da necessidade da troca de textos com os colegas, a percepção do valor da releitura e da reescrita para transformar o texto em um ente vivo sempre disponível para ser revisitado e reinventado e garantir que a escola contribuísse para inseri-los significativamente no mundo letrado.
Palavras-chave: Poesia, Leitura, Aprendizagem.