61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
RESPONSABILIDADE SOCIAL: TRABALHO, JUSTIÇA E CIDADANIA
Ana Paula Oliveira Arruda 1
Vânia Cristina de Oliveira Gomes 1
1. Secretaria de Educação
INTRODUÇÃO:
O projeto foi desenvolvido na Escola Monsenhor Francisco Salles, na cidade do Recife PE, contou com alunos de todas as séries e turnos, cuja idade variava entre 09 e 18 anos. Notamos que os jovens tinham dificuldades no cumprimento das regras do regimento interno da escola, apresentavam problemas de relação interpessoais, as salas estavam pichadas e faltava consciência ecológica ao grupo. Sentimos a necessidade de despertar nos jovens uma reação quanto a essas questões que afligem o nosso planeta como: as agressões praticadas ao meio ambiente, a falta de ações altruísticas concernentes à sociedade e, o enorme desrespeito ao exercício da cidadania. O desafio do trabalho, não era apenas transmitir o conhecimento e a conscientização para tais atos, mas promover iniciativas que somassem para um apropriado convívio moral e ético. Procuramos desenvolver ações que integrassem todo grupo, realizando um projeto interdisciplinar envolvendo: Artes, Matemática, Ciências, Língua Portuguesa, História e Temas Transversais. Realizamos discussões buscando a inserção dos alunos na sociedade em que vivem, promovendo neles, atitudes cidadãs. Acreditamos que a Escola tem papel decisivo na promoção de tais ações, só assim podemos esperar viver em um mundo mais fraterno, justo e solidário!
METODOLOGIA:
Os docentes tiveram uma capacitação realizada pela AMATRA (Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho). Abordaram temas sobre o direito do Trabalhador, Justiça e Cidadania. Preliminarmente os alunos receberam cartilhas alusivas a esses direitos acima em epigrafe, que serviu de suporte teórico para o desenvolvimento do projeto. Contamos com o apoio da EMLURB (Empresa Municipal de Limpeza Urbana) deu orientações básicas sobre a coleta seletiva e reciclagem do lixo. Os alunos se dividiram em equipes de séries e turnos diferentes, recebendo atividades diversas relacionadas ao projeto. Eles arrecadaram materiais para a reciclagem e na sequência leite em pó, devidamente doados para Instituições Filantrópicas. As equipes foram identificadas por cores, a culminância aconteceu no auditório em dois dias com a exposição de painéis, objetos feitos com material reciclável e apresentações culturais: peças, paródias e danças. Contamos com a presença de convidados como desembargadores, juízes, instituições beneficiadas, membros da SEDUC e da comunidade. Nessa ocasião homenageamos com medalhas os alunos com necessidades especiais (surdos) que emocionaram toda a platéia com suas apresentações nos dando exemplos de aptidão, cidadania e igualdade de direitos.
RESULTADOS:
Os alunos se sentiram bastante estimulados para uma convivência social harmoniosa. As brigas constantes diminuíram no cotidiano escolar, o respeito ao meio ambiente e ao patrimônio público hoje são vistos por eles de forma distinta, basta olhar para a própria escola, que se mantém mais limpa, as paredes sem pichações e as bancas mais conservadas. O cumprimento de um regulamento foi sem sombra de dúvida o ápice da prática de seus direitos e um apreço pelo direito alheio. Essa consonância social teve início com o contato humanizado e menos técnico entre alunos e Magistrados que se deu de forma descontraída, e com muita equidade. Sendo assim, participaram de forma prazerosa, e todas as atividades foram idealizadas de modo que atendessem a fase de entusiasmo e anseios dos grupos. Os ex-alunos têm nos procurado para serem voluntários de futuras ações na escola. Ressaltamos que o melhor de tudo foi observar pessoas superando limites mostrando que quando se acredita tudo é possível e nada é mais especial do que o coração de um voluntário! Foi o que demonstrou os alunos com necessidades especiais (surdos) em suas apresentações. Observamos que a relação entre eles e os alunos ouvintes melhorou, pois foram tratados com igualdade, dignidade e respeito.
CONCLUSÃO:
A experiência foi ímpar, a elaboração e execução do projeto, nos trouxe crescimento. Desenvolvemos nos alunos valores como: Solidariedade, Respeito, Cooperação, União, Ética, tornando-os mais dignos e compassivos. Com esse trabalho, nossos alunos tiveram a oportunidade de praticar a cidadania, a filantropia e ainda demonstrarem a sua capacidade criativa de forma precisa e concisa. Devido ao grande sucesso nos sentimos motivados para a elaboração de outro projeto - “Adote uma árvore e respire melhor!” onde os alunos já estão ansiosos, nos perguntando quando terão início as atividades desse ano como reflexo do que foi vivido anteriormente. Os trabalhos apresentados foram um sucesso, houve envolvimento dos alunos, conseguimos mostrar aos jovens que eles são partes integrantes e têm responsabilidade com o seu ambiente garantindo uma sociedade mais justa e igualitária. Houve uma culminância na Universidade Católica de Pernambuco, onde competimos e conseguimos o primeiro lugar. Nossos alunos foram entrevistados por um jornal de grande circulação no estado e receberam uma premiação sentindo-se valorizados. Foi uma das maiores realizações da escola, sobretudo por receber apoio e elogios dos participantes tornando-se uma emoção indescritível!
Palavras-chave: Educação, Cidadania, Meio Ambiente.