61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
AÇÃO ACARICIDA DE EXTRATOS AQUOSOS DE TRÊS ESPÉCIES DE PIPERACEAE SOBRE Tetranychus mexicanus (ACARI: TETRANYCHIDAE)
Evandro Konrad Hoffmann 1
Geraldo José Nascimento de Vasconcelos 2
Neliton Marques da Silva 1
Manoel Guedes Correia Gondim Junior 3
1. Dep. de Ciê. Fun. e Desenvol. Agrí., Fac. de Ciê. Agrá., Uni. Fed do AM/UFAM/FCA
2. Dep. Entomol., Fitop. e Zool. Agri., USP-ESALQ
3. Dep. de Agronomia, Uni. Fed. Rural de PE/UFRPE
INTRODUÇÃO:

Atualmente o uso de plantas inseticidas volta a despertar interesse, devido a necessidade de descobrir novos compostos capazes de controlar pragas. A ampla diversidade biológica, em grande parte ainda inexplorada, principalmente na região amazonica, representa um potencial para a pesquisa de produtos que poderão ser utilizados em programas de manejo integrado de pragas.

O gênero Piper L. (Piperaceae) agrupa espécies com potencial de uso na culinária, medicina, indústria de cosméticos e outros. Em P. aduncum L. são encontrados fitoquímicos com promissora atividade bactericida, fungicida e inseticida. Está ultima atividade é atribuída ao óleo essencial Dilapiol. P. aduncum, P. hispidum Sw. e P. peltatum L., que são encontradas com freqüência e abundância em Manaus. No entanto, há poucos trabalhos que testem a ação acaricida destas piperáceas.

O ácaro fitófago Tetranychus mexicanus (McGregor) tem ocorrência Neotropical e Neartica, em diversas plantas hospedeiras. Na região de Manaus este artrópode tem sido encontrado ocasionando injurias em mamoeiro e maracujazeiro.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito residual de contato de extratos aquosos de folha e inflorescência de P. aduncum, P. hispidum e P. peltatum na busca por substâncias com atividade acaricida.

METODOLOGIA:

Folhas e infrutescências das espécies de piperácea foram coletadas no campus da UFAM, Manaus-AM, e postas para secar. Após a secagem, cada material foi triturado. Os extratos aquosos foram preparados nas concentrações de 5, 10, 20 e 30% (m/v) e filtrados após 24h. Como controle da mortalidade natural e parâmetro de comparação foi utilizado água destilada.

Os extratos foram aplicados por imersão em discos de folha de mamoeiro. Cada disco foi colocado sobre um papel filtro, e este sobre uma espuma umedecida com água destilada dentro de uma placa de Petri. Após a secagem do extrato, foram colocadas dez fêmeas de T. mexicanus sobre o disco. As avaliações foram realizadas diariamente, durante cindo dias, observando a fecundidade e sobrevivência das fêmeas. O estudo foi conduzido a 26,1±1,3°C, 64,1±8,2% de UR e 12h de fotofase.

O efeito residual de contato foi estimado através da determinação da mortalidade corrigida em função do controle. O percentual de mortalidade e a fecundidade diária forma transformados em ARCSENO[{(X+0,5)/100}1/2] e (X+0,5)1/2, respectivamente, e submetidos a ANOVA. Em seguida as médias foram comparadas pelo teste de Dunnett ao nível de 5%. Complementarmente a mortalidade nas diferentes concentrações em cada tratamento foram submetidos à análises de regressão.

RESULTADOS:

Com relação ao efeito residual de contato, a exceção dos extratos de folha de P. aduncum e P. hispidum a 5%, todos os extratos testados apresentaram taxas de mortalidade superiores ao controle (p-Dunnett<0,05; CV=14,6%), variando entre 41,3 (inflorescência de P. peltatum a 5%) e 73,4% (folha de P. peltatum a 30%). Para cada estrutura vegetal, em cada espécie de piperáceae, equações quadráticas descreveram significativamente a relação entre o aumento na mortalidade com o aumento na concentração dos extratos (R2≥83,2%).

Fêmeas tratadas com água destilada apresentaram fecundidade média de 2,6 ovos//dia. Apenas os extratos a base de folha de P. hispidum não proporcionaram redução na fecundidade diária (p-Dunnett<0,05; CV=18,7%), que foi 1,8 ovos//dia nas quatro concentrações. O extrato a 30% de inflorescência desta mesma planta reduziu a fecundidade para 1,3 ovos//dia. Inflorescência e folha de P. aduncum afetaram a fecundidade apenas na concentração de 20%. Os extratos a base de inflorescência de P. peltatum ocasionaram redução na fecundidade nas concentrações de 5, 20 e 30%. Quando a estrutura utilizada foi folha desta mesma planta a redução na fecundidade foi observada a partir da concentração de 10%.

CONCLUSÃO:

Extrato aquoso a base de inflorescência de P. aduncum e P. hispidum e inflorescência e folha de P. peltatum mostraram-se mais promissores para o controle de T. mexicanus, pois promoveram percentuais de mortalidade superiores ao controle na menor concentração estudada, indicando a presença de uma possível substância com ação acaricida. Estas duas ultimas estruturas de P. peltatum, além do efeito letal, também apresentaram o mais promissor efeito sub-letal, reduzindo a fecundidade de T. mexicanus.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq
Palavras-chave: Plantas acaricidas, Amazônia, agricultura tropical.