61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 2. Ecologia Aquática
UM BREVE ESTUDO SOBRE A COMPOSIÇAO DA ICTIOFAUNA EM UM TRECHO DO RIO RIACHUELO NO MUNICÍPIO DE  JI-PARANÁ/RO
Taíse Helaine Xavier Almeida 1
Leidiane Clara Torres Benedito 1
Elisabete José Onofre 1
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná/ULBRA
INTRODUÇÃO:
 O presente estudo foi feito com o intuito de mostrar a biodiversidade de espécies de peixes existentes no rio Riachuelo, bem como perceber se existe preservação dessas espécies e também do local estudado.
METODOLOGIA:

 A pesquisa foi feita no rio Riachuelo a 20 km de Ji-Paraná em uma área de aproximadamente 100 metros. Os peixes foram amostrados utilizando duas diferentes artes de pesca: tarrafas, linha e anzol. Os peixes foram coletados, pois não foi possível sua visualização in loco.

RESULTADOS:
Quatro espécies de peixes foram coletadas, pertencentes a três famílias: Characidae (piranha preta, lambari), Erythrinidae (traira), Pimelodidae (mandi) e duas ordens: Characiformes (traira, piranha preta, lambari), Siluriformes (mandi) e, totalizando 24 exemplares. Os peixes coletados foram identificados in situ, sendo que quando não foi possível essa identificação no local foram fotografados para uma posterior identificação, com a intenção de não alterar de maneira drástica o ambiente. A espécie que apresentou maior abundância foi Pimelodus spp.
CONCLUSÃO:

Apesar da área de estudos encontrar-se relativamente preservada, a quantidade de espécies encontradas e a abundância das mesmas, não condizem com a realidade do local, devido a pesca predatória que acontece freqüentemente. O fato de estar próxima a cidade e de ser de fácil acesso, pode sofrer impactos causados por uma série de perturbações, como poluição da água, desmatamento e assoreamento, que contribuem para diminuir a diversidade e a estabilidade desses ambientes.

Palavras-chave: Ecologia de comunidades, Biodiversidade, Ictiofauna.