61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
LITERATURA DE RORAIMA: PRODUÇÃO LITERARIA x MERCADO EDITORIAL
Francisco Alves Gomes 1
Cátia Monteiro Wankler 1
1. Universidade Federal de Roraima
INTRODUÇÃO:
A pesquisa sobre o desenvolvimento da literatura roraimense no tocante ao gênero poesia mostrou um caráter peculiar. A inexistência de um cânone local cristalizado possibilitou observar com clareza a manifestação de novos poetas, que produzem poesia dentro de uma realidade onde as políticas de publicação deste gênero ainda são consideradas incipientes. Buscou entender a relação do mercado editorial com o gênero poesia, através da realização de um levantamento sobre os títulos publicados por autores de Roraima entre os anos de 2000 e 2008, com foco principal na poesia.
METODOLOGIA:
O projeto teve duas fases básicas. Uma delas foi o levantamento das publicações de textos literários de autores de Roraima no período de 2000 a 2008. Num segundo momento, identificamos quantos e quais destes títulos publicados são poesia. Buscamos ainda conversar com alguns autores a fim de coletar opiniões acerca dos resultados observados nas duas fases anteriores. A escolha do período de tempo (2000 a 2008) se deve ao fato de que entre estes anos observou-se um aumento no número de publicações em Roraima.
RESULTADOS:
Formalmente, a literatura em Roraima ainda está em estágio embrionário, na medida em que a produção de textos, sobretudo de poesia, mostrou-se expressiva, mas, por outro lado, o mercado editorial parece ainda não absorver tal produção na mesma medida. Concomitantemente, observa-se também um desconhecimento do público leitor local a respeito da literatura local.
CONCLUSÃO:
O registro da história literária local precisa ser encarado como parte essencial da cultura de uma região que está construindo suas matrizes culturais. O desconhecimento acerca dos textos locais contribui fortemente para o desinteresse, tanto da esfera pública quanto da iniciativa privada, em fomentar a produção de textos literários no estado. O resultado disto é um número cada vez maior de títulos publicados a expensas dos próprios autores. No entanto, a produção de poesia em Roraima parece intensificar-se na medida em que surge a cobrança por uma Literatura localmente referenciada.
Instituição de Fomento: PET LETRAS/PROEG
Palavras-chave: Literatura, Publicação, Poesia.