61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CADEIA PRODUTIVA DO AÇAÍ: MICROINDÚSTRIAS DO MUNICÍPIO DE BELÉM, PARÁ
Teresa Cristina Huerb de Aquino 1
Valdemir Silva Abreu 1
Ruy Guilherme Correia 1
Maria Viviane Mota 1
Cristina Maria Araújo Dib Taxi 1, 2
Flávio José Rodrigues Cruz 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
2. Prof. orientadora
INTRODUÇÃO:

O açaizeiro (Euterpe oleracea Mart) é uma palmeira nativa da Amazônia que se destaca, entre os diversos recursos biológicos vegetais, pela abundância e por produzir importante alimento para as populações locais. Grande parcela da população paraense, em especial dos povos ribeirinhos, ainda o exploram na forma extrativista. O principal ponto de partida para a aquisição do açaí são os portos marítimos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os principais pontos de aquisição da fruta nos portos do município de Belém, Pará.

METODOLOGIA:

Foram visitados 30 pontos de venda do açaí em 07 regiões na cidade de Belém (PA). As entrevistas ocorreram através de formulários contendo 24 questões referentes aos dados do manipulador e às condições higiênico-sanitárias de manipulação e da microindústria. Paralelamente aos formulários, foram feitas observações acerca do transporte.

RESULTADOS:

Constatou-se que 63,33 % do fruto provêm da feira do açaí no Ver-o-Peso, centro de Belém, 23,33% adquirem a fruta no porto da Conceição, situado na periferia de Belém e 13,33% no trapiche de Icoaraci, situado também na periferia de Belém. Em Todos os casos, foi relatado como principal dificuldade para a aquisição da fruta é o transporte visto ser terceirizado e distante dos pontos de compra da fruta. Em todos as microindústrias avaliadas, apresentaram alguma fonte de contaminação da fruta, principalmente na localidade de Outeiro, onde as condições verificadas são preocupantes.

CONCLUSÃO:

Mediante os dados obtidos, conclui-se que ainda o principal ponto de aquisição da fruta comercializada na capital paraense é a feira do açaí no Ver-o-Peso e por esta ser distante dos pontos de comercialização, sobretudo dos bairros mais distantes, o transporte é o principal fator limitante. Além disso, todas as microindústrias analisadas apresentaram alguma fonte de contaminação, podendo ser comprometedor para a saúde do consumidor.

Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Açaí, Transporte, Pontos de compra.