61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
ENTRE O TEXTO E O CONTEXTO LINGUÍSTICO: APLICAÇÃO PRÁTICA E O NOVO SISTEMA ORTOGRÁFICO.
Nayara Paula Rodrigues de Freitas 1
Vanessia Pereira Noronha 1
Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas 1
1. Universidade Federal de Roraima/UFRR
INTRODUÇÃO:
Como se adequar à nova reforma ortográfica? Esta é uma pergunta que vem sendo bastante discutida nos últimos dias, e mais efetivamente a partir 20-09-2008, data em que o presidente Lula assinou juntamente com os demais países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), o acordo ortográfico já vigente desde 1° de janeiro deste ano e que tem por finalidade unificar a escrita da língua portuguesa. Foi tendo em vista a relevância deste assunto para a sociedade bem como a sua repercussão nos meios de comunicação de massa que se desenvolveu a presente pesquisa que visa identificar o grau de assimilação da nova ortografia pela comunidade acadêmica da Universidade Federal de Roraima, uma vez que a nova ortografia está consolidada e é de fundamental importância que as pessoas percebam a necessidade de se adequarem às novas regras.
METODOLOGIA:
Durante a sétima edição do Espaço Aberto da Linguagem, evento promovido pelo PET-Letras/UFRR, que apresentou o tema “Reforma Ortográfica! E agora?” foi aplicado juntamente ao público presente (acadêmicos e professores da UFRR) um texto escrito ainda na antiga forma ortográfica para que estes adequassem o mesmo às novas regras. Após a coleta dos dados, fez-se um levantamento de quais as regras já assimiladas, bem como em quais dessas regras os participantes da pesquisa apresentaram mais ou menos dificuldade.
RESULTADOS:
A partir dos dados analisados verificou-se que grande parte do grupo participante da pesquisa revela dificuldade ao utilizar a nova ortografia.
CONCLUSÃO:
A assimilação da nova ortografia pelos colaboradores da investigação mostrou-se incipiente. Atribui-se esse resultado ao fato de a discussão como também a vigência da nova ortografia ser ainda recente, pois acredita-se que a adaptação da comunidade acadêmica ao novo sistema ortográfico está em processo.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima/UFRR/PROEG/PET-Letras
Palavras-chave: Acordo ortográfico, Adaptação, Comunidade acadêmica.