61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO:FAZENDO CIÊNCIA NO AMAZONAS
Waldileia do Socorro Cardoso Perreira 1
Evandro Ghedin 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa esta em andamento curso de mestrado profissional tendo como objetivo geral fazer uma análise do processo de estágio docência no curso de mestrado profissional em ensino de Ciências realizado na universidade do estado do amazonas nas turmas dos anos de 2006 e 2007, sendo esta uma contribuição para formação de professores mestres para o ensino de ciências no Amazonas. Os objetivos específicos são; a) Discutir o processo da pós-graduação resgatando o contexto histórico-social, a dialética entre a formação/docência a luz da teoria dialógica em Freire; b) Descrever o processo de estágio/docência no ensino superior, seus entraves na construção dialógica dos conhecimentos necessários a pedagogia universitária; c) Investigar como se organiza o estágio e o programa de mestrado em ensino de Ciências na Amazônia, especificamente no estado do Amazonas. O problema investigado é o processo de construção do conhecimento dos mestrandos, a partir das relações que se estabelecem entre conhecimentos, saberes limites e possibilidades no momento do estágio, especialmente para os que não são da área de Ciências. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com aportes quantitativos norteada pela perspectiva crítica-dialética
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos realizados seguem os seguintes passos; seleção de obras, leitura e fichamentos, leitura e análise dos relatórios de estagio, leitura de documentos referentes ao mestrado, aplicação de questionários e realização de entrevista estruturada aberta aos mestrandos (28), aos alunos das disciplinas (10) onde os estagiários atuaram professores (12) e coordenadores do curso (02). Os instrumentos de coleta de dados utilizados são; os relatórios, entrevistas e questionário estruturado aberto, para isso fez-se uso de gravador digital e material de expediente. Na análise dos dados, estamos buscando observar o problema focalizando seus desdobramentos, sem perder de vista as diferentes dimensões que constituem o fato observado e as relações estabelecidas com os sujeitos. A partir dessa análise pretendemos organizar um guia com orientações abordando aspectos elementares, porém, importantes para melhor aproveitamento por parte dos mestrandos, do momento do estágio docência.
RESULTADOS:
Ainda não temos resultados finais apresentamos a pesquisa em andamento que se justifica pela importância do estágio para a construção identitária do professor/mestre visto que coloca em foco todo processo engenhoso de construção do conhecimento evidenciando a possibilidade e necessidade do diálogo constante entre o que se produz na universidade e o que vivenciamos fora dela. Para que isso ocorra pensamos que o estágio docência pode ser o eixo articulador, de maneira que possibilite ao mestrando especificamente na área do ensino de Ciências, novos aportes permeados dialógica e dialeticamente pelo conhecimento
CONCLUSÃO:
As conclusões da pesquisa ainda são parciais.O que observamos ate o momento é que como sujeitos históricos em formação constante, habitamos não somente o mundo acadêmico, mas, o que esta além dos muros da universidade, coexistindo entre o trabalho/sobrevivência/sentimento/conhecimento entre a Ciência e a sapiência, essa é uma forte evidencia que nos move na direção de buscar quebrar o paradigma cartesiano separatista, que ainda persiste apesar de muitos discursos contrários, entre teoria e prática. O estágio docência na pós-graduação coloca em voga a necessária síntese dialógica entre saberes experimentados no trabalho pedagógico dos professores, teorias científicas para que se possa constituir a pedagogia universitária de acordo com novos paradigmas.
Palavras-chave: Pedagogia universitária. , Formação docente., Estágio. .