61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
RESISTÊNCIA ESTOMÁTICA EM CULTIVARES DE Lycopersicon esculentum SOB INFLUÊNCIA DO DÉFICIT HÍDRICO
Maria Suellem da Conceição Silva 1
Carlos Alexandre Marochio 2
Luciano Ivano da Silva 2
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1
Allan Klynger da Silva Lobato 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
2. Universidade Estadual de Maringá
INTRODUÇÃO:
O insuficiente suplemento água no solo é considerado como um fator limitante para o potencial produtivo de várias espécies (BOYER, 1982), assim como este fator pode provocar perdas durante o período de crescimento vegetativo e afetar significativamente o rendimento da cultura (PIMENTEL, 2004). A produção agrícola de tomate no Brasil exerce grande influencia sobre a balança comercial nacional, no qual as maiores áreas de cultivo desta espécie estão na região Sudeste e Centro-Oeste. O experimento teve o objetivo de avaliar o efeito do déficit hídrico sobre a resistência estomática de plantas de Lycopersicon esculentum das cultivares Super Marmante e Santa Clara 5800.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em ambiente de casa de vegetação e no Laboratório de Fisiologia Vegetal Avançada (LFVA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial, com 2 condições hídricas (controle e estresse) e 2 cultivares (Super Marmante e Santa Clara 5800), com 6 repetições, totalizando 24 unidades experimentais, no qual cada unidade experimental foi composta por 1 planta.vaso-1. As plantas de ambos os tratamentos (controle e estresse) permaneceram em casa de vegetação, sendo iniciado o estresse no 45º dia após a implantação do experimento, no qual foi retirada a solução nutritiva das plantas do tratamento sob estresse e estes permaneceram secos, simulando o déficit hídrico do 45º ao 50º após a implantação do experimento. Foram avaliados a resistência estomática após 5 dias de estresse. Foi aplicada a análise de variância e quando ocorreu diferença significativa os valores foram submetidos ao teste de Tukey ao nível de 5% de significância, assim como foram calculados os desvios-padrões em todos os tratamentos e cultivares avaliados.
RESULTADOS:
A resistência estomática sofreu aumento significativo nas duas cultivares estudadas, no qual as cultivares Super Marmante e Santa Clara 5800 apresentaram os aumentos de 135,7 e 156,6 % respectivamente. Estes resultados revelam que a cultivar Santa Clara 5800 sofreu um aumento na resistência estomático mais intenso, quando comparado com a cultivar super Marmante. O aumento na resistência estomático observado nas duas cultivares é devido ao fechamento estomático ocasionado pelo menor conteúdo de água nos estômatos, no qual as plantas utilizam desde mecanismo estomático visando diminuir a perda de água para o meio (PIMENTEL, 2004).
CONCLUSÃO:
Estes resultados revelam que a cultivar Santa Clara 5800 sofreu um aumento na resistência estomático mais intenso, quando comparado com a cultivar Super Marmante.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum, estômatos, estresse hídrico.