61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 6. Zootecnia - 4. Produção Animal
UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA EXCEL®, PARA CRIAÇÃO DE PROGRAMA DE PLANEJAMENTO ZOOTÉCNICO, DIRECIONADO À CUNICULTURA
Dihêgo Augusto Gomes Malvim de Barros 1, 2
Helena Emília Cavalcanti da Costa Cordeiro Manso 1, 3
André Carlos Silva Pimentel 1, 4
Denea de Araújo Fernandes Pires 1, 2
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco / UFRPE
2. Graduando em Zootecnia
3. Profª. Dra. Orientadora
4. Doutorando do Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia / UFRPE
INTRODUÇÃO:
A utilização de programas computacionais é de suma importância para qualquer atividade realizada atualmente. O Planejamento Zootécnico assume papel primordial para o sucesso de qualquer empreendimento agropecuário, já que regula as ações que devem ser tomadas em cada etapa do processo de implantação das atividades. Com isso buscou-se utilizar do programa Excel® 2007 da Windows® pertencente a Microsoft® Company, uma forma rápida de cálculo para planejamento de uma produção cunícula. Atividade com crescente demanda, por oferecer uma carne tenra e de baixo teor de colesterol se faz necessário indicar as informações produtivas para viabilizar a criação e o planejamento Cunícula. O programa foi baseado nas fórmulas utilizadas para cálculo de quantidade de matrizes e reprodutores necessários para atingir a quantidade de animais para abate desejado, como também o intervalo de produção, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
METODOLOGIA:
Inicialmente para a elaboração do projeto foi escolhido o programa Excel® 2007 da Windows® pertencente a Microsoft® Company para o gerenciamento da atividade agrícola devido à acessibilidade em qualquer computador no qual possua instalado o pacote Office® 2007. Foi utilizado as variáveis recomendadas por Mello e Silva (2003) no qual consiste em: número de animais para o abate, peso dos animais para o abate, intervalos de produção (em dias), dias de lactação, número de partos por matriz ano, número total de partos por matriz, período de cobrição (em dias), número de cobrições por reprodutor por dia, preço do quilograma da ração. Além das variáveis citadas pelos autores foram utilizadas outras equações para o custo de implantação indicando quanto o produtor terá que investir: preço dos itens x pela quantidade; área a ser utilizada para a construção do galpão [(número de gaiolas x 0,90cm + 2,5m de comprimento) x (largura do corredor marginal x 2 + o número de fileiras de gaiolas mais um x 1m de largura)], o resultado, que é a área total do galpão x CUB (R$ 353/m²) Lei Fed. nº. 4.591, de 16/12/64 baseado no padrão GI (Galpão Industrial). No programa foram utilizadas macros para que obtivesse uma melhor interação com o usuário.
RESULTADOS:
Decorrente a elaboração do trabalho verificou-se PPC 1.0 não necessita de muitos recursos de hardware, sendo de fácil utilização apenas necessitando de informações básicas de zootecnia; Apresenta fins acadêmicos tendo em vista que auxilia como ferramenta pedagógica nas disciplinas de Cunicultura e Planejamento Zootécnico; ainda está na primeira versão; Foi possível testar várias situações, auxiliando na elaboração de metas econômicas; não apresenta fins comerciais podendo ser facilmente distribuído entre os criadores e profissionais das ciências agrárias.
CONCLUSÃO:
Aliado ao conhecimento zootécnico, o programa mostrou-se uma ótima ferramenta para facilitar o planejamento de uma criação de coelhos. Sendo ele a versão 1.0, outras atualizações melhorarão ainda mais o programa com a adição de novas funcionalidades, como por exemplo, banco de dados para o cadastramento de animais, fornecedores, clientes e registro contábil.
Palavras-chave: Cunicultura, Planejamento, Programa .