61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
RESPOSTAS FISIOLÓGICAS EM DUAS CULTIVARES DE Lycopersicon esculentum SUBMETIDA A DEFICIÊNCIA HÍDRICA
Layana Rose Melo Nascimento 1
Carlos Alexandre Marochio 2
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Teresa Cristina Huerb de Aquino 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1
Allan Klynger da Silva Lobato 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
2. Universidade Estadual de Maringá
INTRODUÇÃO:
A insuficiência de água no solo é extremamente prejudicial para a planta, na qual pode limitar o potencial produtivo em várias espécies (SANTOS & CARLESSO, 1998), bem como provocar menores taxa de crescimento durante o período vegetativo (LOBATO et al., 2008), além disso, promover o aborto floral durante o período reprodutivo (PIMENTEL, 2004). A espécie Lycopersicon esculentum Mill. é popularmente conhecida como tomate, no qual é uma das culturas mais difundidas no mundo e pode consumida tanto na forma in natura como industrializada (FERREIRA, 2004). O experimento teve o objetivo de avaliar e comparar as respostas fisiológicas através da taxa de transpiração em duas cultivares de Lycopersicon esculentum Mill sob influência do déficit hídrico.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em ambiente de casa de vegetação e no Laboratório de Fisiologia Vegetal Avançada (LFVA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial, com 2 condições hídricas (controle e estresse) e 2 cultivares (Super Marmante e Santa Clara 5800), com 6 repetições, totalizando 24 unidades experimentais, no qual cada unidade experimental foi composta por 1 planta.vaso-1. As plantas de ambos os tratamentos (controle e estresse) permaneceram em casa de vegetação, sendo iniciado o estresse no 45º dia após a implantação do experimento, no qual foi retirada a solução nutritiva das plantas do tratamento sob estresse e estes permaneceram secos, simulando o déficit hídrico do 45º ao 50º após a implantação do experimento. Foi avaliada a taxa de transpiração após 5 dias de estresse. Foi aplicada a análise de variância e quando ocorreu diferença significativa os valores foram submetidos ao teste de Tukey ao nível de 5% de significância, assim como foram calculados os desvios-padrões em todos os tratamentos e cultivares avaliados.
RESULTADOS:
A taxa de transpiração de ambas as cultivares foi significativamente alterada, tanto a cultivar Super Marmante quanto a cultivar Santa Clara 5800 apresentaram reduções na transpiração. Os resultados revelam que a cultivar super Marmante e Santa Clara 5800 apresentaram reduções de 94, e 95,7 %, respectivamente. Desta forma, esses resultados comprovam menores alterações na cultivar Super Marmante sob deficiência hídrica. A taxa de transpiração é regulada pela abertura dos estômatos, no qual sob condições em que o suplemento de água para a planta é inadequado ocorre a redução da abertura dos estômatos e conseqüentemente da taxa de transpiração (PIMENTEL, 2004).
CONCLUSÃO:
Os resultados revelaram menores alterações na cultivar Super Marmante sob deficiência hídrica.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum, transpiração, fisiologia.