61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 3. Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
VIVENCIANDO A NEGRITUDE NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM AS POESIAS DE SOLANO TRINDADE
Daisy Rodrigues Quirino 1
1. Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:

Sabendo-se que todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos e que a identidade de uma pessoa inicia na relação com a família procedindo com outros grupos sociais. No ano letivo de 2008 foi realizado um projeto na Educação Infantil da Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz com o propósito de vivenciar as poesias do escritor recifense Solano Trindade e o cotidiano dos aprendentes do Grupo V-B. As atividades iniciavam na hora do conto expandindo nas aulas de informática e movimento fazendo com que a criança observasse melhor o mundo que a cerca. Pensando nesta proposta pedagógica, as poesias de Solano Trindade tiveram importante relevância no sentido de fomentar maior visibilidade sobre a questão social das crianças afro-descendentes residentes no bairro do Ibura.

 

METODOLOGIA:

 

No inicio do ano letivo, na hora do conto, as crianças do Grupo V-B conheceram a biografia e a imagem do escritor pernambucano Solano Trindade. O objetivo deste momento foi o de perceberem que a identidade das pessoas é única. Após a leitura houve os questionamentos sobre a cor da pele, a profissão do poeta e de seus pais, local de nascimento, moradia e traços físicos. Na hora do conto durante a apresentação dos poemas havia uma atividade lúdica estimulando e facilitando a verbalização e compreensão das crianças por serem negras, integrantes de uma comunidade de periferia considerada de alto risco. Os aprendentes associavam o conteúdo ao seu cotidiano, seja na escola, família e/ou comunidade. Durante as aulas de informática houve pesquisas na internet sobre outras poesias e curiosidades do poeta. Através das entrevistas com a família e das brincadeiras da cultura afro-brasileira, lidas nos poemas, as crianças socializavam suas dúvidas, desenhavam suas respostas, construíam seus brinquedos e trocadilhos. Com a ajuda da professora registravam no portifolio da turma suas vivências e idéias. O projeto teve a duração de todo o ano letivo. Aos poucos, os aprendentes, foram percebendo que a negritude nos poemas de Solano Trindade estão bem presentes no nosso cotidiano.   

RESULTADOS:

Todo o trabalho, desde a idealização, construção e produto final (livros artesanais com poesias das crianças e portifolio) do projeto as crianças interpretavam a mensagem do poeta socializando o que encontravam na comunidade, família, escola, sala de aula. As conversas, as leituras e a escuta, da professora em relação às crianças e das crianças com as outras durante o processo de aprendizagem foi significativo onde expressaram positivamente seus sentimentos, medos, idéias, fantasias e descobertas. O registro das imagens e falas na roda de conversa relacionada ao tema foi de fácil compreensão para a construção do respeito ao outro da valorização da auto-estima em relação à cultura e etnia.

CONCLUSÃO:

Os aprendentes do Grupo V-B perceberam que o respeito ao valor sócio-cultural; a cor da pele e a resistência da família na comunidade são de importante valia para a construção da sua identidade  A Educação Infantil é o primeiro passo para estimular a criança a observar melhor a importância da sua negritude em seu bairro. O projeto Vivenciando a negritude com as poesias de Solano Trindade, fortaleceu os laços familiares dos aprendentes e as poesias colaboraram para a construção da auto-estima das crianças.


Instituição de Fomento: Escola Municipal Poeta Paulo Bandeira da Cruz -Prefeitura da Cidade do Recife
Palavras-chave: Negritude, Poesias , Auto-Estima.