61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
RESPOSTAS BIOQUÍMICAS DE Phaseolus vulgaris SUSCETÍVEL AO PATÓGENO Colletotrichum lindemuthianum
Marcos Rafael Souza da Costa 1
Maria Suellem da Conceição Silva 1
Carlos Alexandre Marochio 2
Luciano Ivano da Silva 2
Maria Celeste Gonçalves-Vidigal 2
Allan Klynger da Silva Lobato 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
2. Universidade Estadual de Maringá
INTRODUÇÃO:
O feijoeiro comum (Phaseolus vulgaris L.) é uma leguminosa tropical que se adapta a diferentes condições edafoclimáticas, no qual possibilita a elevada oferta do produto no mercado brasileiro. Os compostos nitrogenados são os responsáveis pela formação de metabólicos essenciais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos (LOBATO et al., 2008), no qual a maior fonte nitrogenada disponível para as plantas é o nitrato (MARSCHNER, 1995). O estudo teve o objetivo de investigar as alterações em proteínas solúveis totais em plantas de Phaseolus vulgaris (cultivar Widusa) inoculada com Colletotrichum lindemuthianum raça 23.
METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido no Núcleo de Pesquisa Aplicado a Agricultura (Nupagri) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). As plantas foram conduzidas em ambiente de casa de vegetação sob condições naturais dia/noite. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com 2 tratamentos (controle e inoculado), sendo utilizada a cultivar Widusa, tendo 6 repetições e totalizando 12 unidades experimentais, sendo cada unidade experimental constituída de 1 planta. As plantas do tratamento controle e inoculado permaneceram durante 25 dias em casa de vegetação e após este período foi dividido em dois grupos, no qual as plantas do tratamento sob inoculação foram pulverizadas com a suspensão de esporos de Colletotrichum lindemuthianum raça 23 ajustada para concentração de 1.2 x 106 esporos.mL-1, enquanto que as plantas do tratamento controle foram pulverizadas com água destilada auto-clavada. As plantas de ambos os tratamentos permaneceram em sala de nebulização, sendo coletado o tecido foliar no 8º dia após a inoculação do patógeno. A determinação das proteínas solúveis totais foi realizada a 595 nm, de acordo com BRADFORD (1976). Os dados foram submetidos à análise de variância e quando ocorreu diferença significativa, estes foram submetidos ao teste de Tukey em nível de 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Os níveis de proteínas solúveis totais não sofreram interação significativa após a inoculação do patógeno C. lindemuthianum raça 23, no qual as plantas controle e sob inoculação apresentaram os níveis de 6.38 e 6.57 mg. g MS-1, respectivamente (Figura 1). A manutenção dos níveis de proteínas solúveis totais na cultivar Widusa indica que provavelmente plantas suscetíveis a antracnose sofrem dois eventos simultâneos contrastantes, no qual a resposta primária esta correlacionada com a estratégia de manter o metabolismo da planta sob condições normais e sobreviver a infecção do patógeno aumentando a quantidade de proteínas (WU et al., 2007), entretanto de forma secundária ocorre a quebra das proteínas induzida pelas enzimas proteases que promove a redução deste composto nitrogenado (LOBATO et al., 2008).
CONCLUSÃO:
Os resultados indicam que a cultivar Widusa mantém os níveis de proteínas solúveis totais.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Phaseolus vulgaris, suscetibilidade, antracnose.