61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
EFEITO DA APLICAÇÃO DE SÍLICIO SOBRE A TEMPERATURA DA FOLHA DE Lycopersicon esculentum SOB DEFICIÊNCIA HÍDRICA
Regina de Nazaré Nogueira Lisboa 1
Luciano Ivano da Silva 2
Bruno da Silva Monteiro 1
Teresa Cristina Huerb de Aquino 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1
Allan Klynger da Silva Lobato 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA
2. Universidade Estadual de Maringá
INTRODUÇÃO:
A ação benéfica do Silício nas plantas tem sido associada a diversos efeitos indiretos, como o aumento da tolerância ao estresse hídrico, aumento da eficiência fotossintética, redução na transpiração e ao ataque de pragas e doenças (LANA et al, 2003). A disponibilidade de água é considerada o fator climático de maior efeito sobre a produtividade agrícola, sendo o responsável em reger a distribuição das espécies nas diferentes zonas climáticas do globo (ROCKSTRÖM & FALKENMARK, 2000). O experimento teve o objetivo de avaliar as conseqüências da aplicação de silício exógeno sobre a temperatura da folha em plantas de Lycopersicon esculentum Mill sob influência do estresse hídrico.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido em ambiente de casa de vegetação e no Laboratório de Fisiologia Vegetal Avançada (LFVA) da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 5 tratamentos ( controle, 0.25 μM Si, 1.00 μM Si, 1.75 μM Si e estresse, sendo utilizado a cultivar Super Marmante, com 6 repetições, totalizando 30 unidades experimentais, no qual cada unidade experimental foi composta por 1 planta.vaso-1. As plantas permaneceram em casa de vegetação, sendo iniciado o estresse no 45º dia após a implantação do experimento, no qual foi retirada a solução nutritiva das plantas do tratamentos sob 0.25 μM Si, 1.00 μM Si, 1.75 μM Si e estresse, no qual permaneceram secos, simulando o déficit hídrico do 45º ao 50º após a implantação do experimento. Foi avaliada a temperatura da folha após 5 dias de estresse. Foi aplicada a análise de variância e quando ocorreu diferença significativa as médias foram submetidas ao teste de Tukey ao nível de 5% de significância, assim como foram calculados os desvios-padrões em todos os tratamentos avaliados.
RESULTADOS:
A temperatura da folha sofreu alteração significativa após a aplicação de silício, sendo observados nos tratamentos estresse, 0,25 μM Si, 1,00 μM Si, 1,75 μM Si e controle as temperaturas de 28.3, 28.5, 28.8, 29.0 e 27.2 ºC, respectivamente. Os resultados observados revelam que à medida que aumenta a concentração de silício ocorreu aumento da temperatura da folha. A temperatura da folha é um indicador fisiológico, no qual a água contida no tecido funciona como um componente capaz de regular a temperatura da planta e do tecido, evitando estresses oxidativos e conseqüentemente desnaturação dos cloroplastos (TAIZ & ZAIGER, 1998).
CONCLUSÃO:
Os resultados observados revelam que à medida que aumenta a concentração de silício ocorreu aumento da temperatura da folha.
Instituição de Fomento: Universidade Federal Rural da Amazônia
Palavras-chave: Lycopersicon esculentum, Silício, temperatura.