61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública
PRINCIPAIS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS COM RISCO PARA DEPRESSÃO
Isleide Santana Cardoso Santos 1
Thaise Souza Oliveira 2
Edméia Campos Meira 3
Edite Lago da Silva Sena 1
Rosely Souza da Costa 2
Moema Santos Souza 4
1. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
2. Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
3. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/
4. Graduada em Educação Física, Bolsista ATP/ PIBIC/CNPq - 2007/2008
INTRODUÇÃO:

Na institucionalização asilar o idoso se vê isolado de seu convívio social e passa a ter um estilo de vida diferente do seu, propiciando a perda de liberdade, de auto-estima e solidão, o que pode justificar a alta prevalência de depressão em asilos. O presente artigo originou-se do projeto de pesquisa intitulado “Instituições de Longa Permanência para Idosos – ILPIs no Brasil: Tipologia e proposta de modelo básico de assistência multidimensional”. Trata-se de um projeto de natureza multicêntrica, envolvendo os centros: Jequié-UESB/DS, Florianópolis - UFSC, Ribeirão Preto - USP - EERP, Porto Alegre - PUCRS, Passo Fundo - UPF, Rio Grande - FURG. Com o propósito de desenvolver as ações previstas no referido projeto, tivemos como objetivo aplicar a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage (1983), traçar diagnósticos de enfermagem e implementar cuidados nos idosos institucionalizados. Os resultados da aplicação do instrumento revelaram que aproximadamente 68% dos idosos pesquisados possuíam risco para a depressão. Posteriormente, traçamos os diagnósticos de Enfermagem segundo a Associação Norte Americana de Diagnósticos de Enfermagem. A partir de então resolvemos implantar um Grupo de Ajuda Mutua na instituição.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo com delineamento transversal e abordagem qualitativa. O cenário do estudo foi a Fundação Leur Brito - FLB, única ILPI do município de Jequié-BA, de caráter filantrópico. Inicialmente, os sujeitos participantes foram todas as pessoas residentes na referida instituição no mês de Fevereiro do ano 2008, totalizando 56, para a aplicação da Escala de Depressão Geriátrica segundo Yesavage (1983). A partir daí a amostra foi composta pelos idosos institucionalizados que apresentaram risco para depressão de acordo com esse instrumento. Os dados foram levantados por meio da aplicação da referida escala, levantamento dos Diagnósticos de Enfermagem dos idosos com risco para depressão e entrevistas com as pessoas institucionalizadas que participam do Grupo de Ajuda Mútua. A inclusão de pessoas idosas nesses grupos pode ser uma alternativa para a melhoria de sua qualidade de vida, auto-estima e senso de humor, funcionando como rede de apoio. Os dados obtidos foram analisados através da técnica de análise de conteúdo temática. Em respeito ao anonimato, não expomos os sujeitos a qualquer dano, visto que todos os procedimentos realizados não gerarão nenhum risco de morte ou que possa atingir a integridade física e/ou psíquica/moral dos mesmos.

RESULTADOS:

Os principais e mais frequentes diagnósticos de Enfermagem encontrados nos idosos foram: déficit no autocuidado para banho/higiene caracterizado por incapacidade de lavar o corpo ou partes do corpo, relacionado a falta de motivação; baixa auto-estima caracterizada por verbalização autonegativa, relacionada a depressão; desesperança caracterizada por passividade, afeto diminuído e falta de envolvimento no cuidado, relacionado a abandono; padrão de sono perturbado caracterizado por despertares prolongados, queixas verbais de dificuldades para adormecer, relacionado a depressão. A partir desses diagnósticos e dos resultados da aplicação da Escala de Depressão Geriátrica justifica-se a implantação do Grupo de Ajuda Mútua na instituição como uma tipologia de cuidados para idosos institucionalizados com risco de depressão. Em algumas entrevistas realizadas com os idosos durante e após a realização do Grupo de Ajuda Mútua eles relataram: “Gostei, me senti maravilhosa” e “Me senti bem. Gostei da reunião, das cores, da respiração, senti felicidade”. Através dessas falas verificamos que as pessoas idosas gostam de participar do grupo, no qual são desenvolvidas atividades laborais, lúdicas, culturais, religiosas e danças.

CONCLUSÃO:

Verificamos que é significativa a quantidade de idosos com risco para depressão na instituição. Estas pessoas necessitam de cuidados individualizados de Enfermagem direcionados aos seus diagnósticos. Entretanto, o Grupo de Ajuda Mútua tem se mostrado uma estratégia de cuidado grupal benéfica, considerando-se os principais Diagnósticos de Enfermagem. Acreditamos que o trabalho grupal tenha possibilitado alguns benefícios aos idosos, como maior interação entre os membros do grupo, as trocas de experiências, pensamentos e sentimentos compartilhados. Ademais, o contato com outras pessoas que estavam enfrentando situações semelhantes provavelmente reduziu os anseios e aumentou a auto-estima, além de ser fonte de suporte social. Nesta perspectiva, entendemos que a institucionalização de idosos pode ser humanizada, proporcionando uma melhor qualidade de vida, contribuindo para que as ILPIs não funcionem como depósitos de velhos. Diante destes resultados a pesquisa mostra a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem e da manutenção do Grupo de Ajuda Mútua na ILPI em questão, apontando resultados que poderão nortear a implantação desta estratégia em outras instituições, visando a diminuição do risco para depressão e até mesmo prevenindo esta patologia.

 

 

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Idosos, Instituição de Longa Permanência, , Depressão.