61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
UM RETRATO DA QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES DE ESCOLAS DO CAMPO EM SANTARÉM – PARÁ.
Milka Oliveira de Vasconcelos 1
Heloisa Helena Martins Sousa 1
Heliene Pimentel de Sousa 1
Maricelli da Cunha Silva 1
Solange Helena Ximenes Rocha 1
1. Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:

A problemática que envolve a formação de professores no Brasil tem sido objeto de estudos em diferentes áreas, todavia, estão silenciadas nas investigações os estudos que envolvem a qualificação dos professores de escolas do campo. Este estudo tem como objetivo mapear o número de docentes em exercício lotados nas escolas públicas municipais situadas em áreas rurais em Santarém – Pará e seus respectivos níveis de qualificação. Tal investigação se justifica tendo em vista que o próprio Plano Nacional de Educação reconhece a problemática da formação de professores no país e estabelece metas que deverão ser superadas pelos respectivos sistemas de ensino.

METODOLOGIA:

A abordagem adotada nesta pesquisa é de natureza quanti-qualitativa, pois desenvolve estudos sobre a qualificação do professor, ao mesmo tempo em que se verificam dados estatísticos sobre a quantidade de docentes lotados nas escolas do campo no município de Santarém através de coleta realizada na Secretaria Municipal de Educação – SEMED. As atividades de coleta de dados se desenvolvem a partir do mapeamento do número de professores, seus respectivos níveis de qualificação, áreas de formação, região de atuação e entrevistas com os gestores da educação no município.

 

RESULTADOS:

Os resultados coletados junto à Secretaria Municipal de Educação – SEMED e referentes ao ano de 2007 apontam que dos 3.162 professores de Santarém, 2.160 estavam lotados em escolas do campo. Isso representava 68% dos docentes da rede municipal de ensino. Dentre os lotados na área rural, 1.396 possuíam o nível médio e 764 o nível superior. Nas escolas da cidade estavam lotados 1.002 professores dos quais 287 possuíam o nível médio de ensino e 715 possuíam formação em nível superior. Os dados apontam à necessidade de superação das assimetrias em relação à formação dos professores que atuam na cidade e dos que atuam nas escolas do campo.

CONCLUSÃO:

Segundo dados do IBGE (2002), entre as regiões brasileiras a região norte apresentava o mais baixo percentual de formação de seus docentes com apenas 11,1% de professores com nível superior completo atuando na zona urbana e apenas 0,8% atuando na zona rural. A região norte apresentava ainda o maior percentual de professores leigos, ou seja, que só concluíram o ensino fundamental. Destes, 11,6% estavam atuando nas escolas do campo. Com base nesses dados percebe-se a importância desse estudo uma vez que existe a necessidade de se mapear os níveis de formação dos professores do município, identificar as ações implantadas pelo gestor municipal no sentido de promover a qualificação de seus docentes e ainda apontar alternativas para a superação da precária formação docente nas escolas rurais do município de Santarém com vistas a alcançar as metas previstas no Plano Nacional de Educação – PNE e promover uma educação de maior qualidade nas escolas do campo.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq, PIBEXT/UFPA, PARD/UFPA, FAPESPA.
Palavras-chave: Educação do campo, Formação de professores, Qualificação profissional.