61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
SINOS VIVO
Vera Regina Schneider 1
Patrícia Costa Emerim 1
Dilane Bottezini 1
Thais Kley Silveira 1
Ana Patrícia de Oliveira 1
Cintia Raquel Kranz 1
1. ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA RUTH RAYMUNDO
INTRODUÇÃO:
Sapiranga é uma das 32 cidades que fazem parte da bacia hidrográfica do Rio dos Sinos. É dela que provém a água para consumo nas moradias, na agricultura e nas indústrias da região. Visto isto, é evidente a importância histórica e econômica do Rio dos Sinos. Como era grande a indignação com o desastre ambiental ocorrido em outubro de 2006, no qual mais de 80 mil toneladas de peixes apareceram mortos no Rio dos Sinos, elaborou-se o presente projeto, acreditando-se que todos somos responsáveis por recuperarmos o Rio, uma vez que os problemas ambientais são responsabilidade de todos e, apenas a educação é capaz de mudar certas condutas, como as que provocaram a mortandade de peixes.
METODOLOGIA:
O projeto foi desenvolvido com 360 alunos de 5ª a 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Ruth Raymundo, Sapiranga – RS. O Projeto Sinos Vivo englobou diversas atividades realizadas nas disciplinas de Ciências e Geografia. As atividades foram divididas por série: Realizou-se com os alunos das 5ª séries uma visita à Cetrisa (Centro de Triagem de Resíduos Sólidos de Sapiranga), onde foram realizadas entrevistas com funcionários e foi possível perceber como se dá o tratamento dos resíduos sólidos da cidade. Com os alunos das 6ª séries visitaram-se três pontos distintos do Rio dos Sinos, um próximo à nascente, um próximo à foz e outro em uma região intermediária. Nestes três pontos realizaram-se entrevistas com moradores, analisaram-se as condições da mata ciliar, erosão, assoreamento, bem como se coletou água, que foi analisada pela CORSAN (Companhia Riograndense de Saneamento). Elaborou-se com os alunos das 7ª séries pesquisas sobre as consequências da ingestão de água contaminada, sobretudo por metais pesados. Com os alunos das 8ª séries, realizaram-se visitas a empresas da região, a fim de verificarem como elas tratam seus resíduos. Como culminância deste projeto, realizou-se uma exposição das atividades na Escola e Feira de Ciências Municipal.
RESULTADOS:
Através das atividades realizadas, foi possível observar o quanto os seres humanos vêm degradando o ambiente, em especial o Rio dos Sinos que, a medida que se afasta da nascente, tem suas condições seriamente comprometidas. Constatou-se a presença de moradias próximas aos cursos d'água, assoreamento e lixo depositado indevidamente. Com a realização das diversas atividades, observou-se um grande envolvimento dos alunos, uma vez que vivenciaram, na prática, conceitos vistos na teoria. O mais importante é que percebe-se ser impossível tratar separadamente problemas, sociais e econômicos, pois os problemas ambientais, muitas vezes, são consequências do crescimento desordenado das cidades.
CONCLUSÃO:
A água é o nosso bem mais precioso, imprescindível à vida e, a cada dia, esse recurso é mais escasso, pois as alterações antrópicas provocadas, ao longo do tempo, nas estruturas dos corpos d'água e diretamente nas águas da malha hídrica trazem consequências diretas na qualidade e na quantidade das águas, comprometendo, muitas vezes, os usos aos quais estão sujeitas. A conservação das condições das águas consideradas adequadas para diferentes usos, sem que tal compartilhamento, gere conflitos, exige medidas de preservação. Em vista disso é fundamental que a Escola trabalhe cada vez mais com esta temática a fim de formar cidadãos conscientes.
Instituição de Fomento: Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga
Palavras-chave: assoreamento, erosão, rio.