61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 2. Artes Plásticas
O DESENHO NO PROCESSO CRIATIVO DA ARTE E DA ARQUITETURA
Roberta Paredes Valin 1
Rosemara Staub de Barros Zago 1, 2
1. Departamento de Artes Plásticas e Música - ICHL - UFAM
2. Prof. Dra. - Orientadora
INTRODUÇÃO:

A obra de arte é apenas uma parte do objeto de estudo do pesquisador de arte. É a presentificação final de uma idéia, de uma inspiração. A partir de uma proposta, um desejo, um gesto, uma ação do artista, a plenitude da criação alcança seu limite. Para o pesquisador de processo criativo, a obra de arte é apenas um pequeno pedaço que envolve o complexo ato criador. O processo que envolve a criação evidencia tentativas, erros, acertos, escolhas, decisões feitas pelo autor, em busca da forma, do gesto ideal. Revela um mundo de constantes armazenamentos e experimentações. É nesse processo que se percebe a presença do desenho, elemento chave deste estudo. Esta pesquisa visa analisar o código do desenho no processo criativo da Arte e da Arquitetura, evidenciado sua presença nos documentos processuais de Pablo Picasso, Èugene Delacroix, Jean-Baptiste Debret e Oscar Niemeyer e, conseqüentemente, classificar seus desenhos a partir da Semiótica de Charles Sanders Peirce e de conceitos da Crítica Genética. Portanto, permite ao receptor, seja ele um estudioso ou um contemplador, compreender a tríade mão/gesto/instrumento, possibilitando a este entender a singularidade de cada traço, estreitando a relação entre criador-obra-receptor.

METODOLOGIA:

Nesta pesquisa faz-se uso do método analítico-descritivo para a compreensão do desenho no processo criativo da arte e da arquitetura. Sustenta-se sobre os pilares das teorias que envolvem o desenho, a partir de teóricos como Rudolf Arnheim e Edith Dedyk, de estudos acerca do processo criativo, cujas referências principais para esta pesquisa são Cecília Almeida Salles e Fayga Ostrower e, por fim, da Semiótica de Charles Sanders Peirce. Os desenhos de Pablo Picasso, Èugene Delacroix, Jean-Baptiste Debret e Oscar Niemeyer compõem o objeto de análise desta pesquisa. Esta análise leva em consideração os elementos que compõem a gramática da visualidade e as relações comunicativas existentes entre autor-obra-receptor para a construção de uma argumentação acerca da localização dos desenhos nos documentos processuais e, conseqüentemente, da classificação destes mediante os pilares que sustentam a pesquisa.

RESULTADOS:

A partir da análise teórica dos desenhos de Pablo Picasso, Èugene Delacroix, Jean-Baptiste Debret e Oscar Niemeyer, comprovou-se que o desenho está inserido nos documentos processuais do processo criativo desses respectivos artistas, mais precisamente, nos cadernos e diários, estudos, esboços, croquis e plantas arquitetônicas. Estes são os registros materiais do processo criativo destes artistas, que possibilitam a compreensão do caráter expressivo, comunicativo e intelectual dos desenhos e evidenciam as experimentações, os acertos, erros, as tentativas que culminam na obra entregue ao público, acabada ou aparentemente acabada. Mediante a existência dos desenhos em tais documentos processuais, constatou-se que os desenhos de Pablo Picasso para a obra Guernica, classificam-se enquanto Esboços, uma vez que, cada elemento é trabalhado exaustivamente pelo pintor durante o processo de criação. Os desenhos presentes nos cadernos de viagem de Èugene Delacroix e Jean-Baptiste Debret classificam-se enquanto Movimento Tradutório, pois além da linguagem visual encontram-se registros em linguagem verbal, revelando um movimento intersemiótico. Por fim, os desenhos do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer classificam-se enquanto diagrama. Revelam uma teia de formas circulares, de linhas orgânicas e simplificadas que se relacionam, onde o desenho se apresenta como uma analogia entre partes, um signo que revela uma semelhança com o objeto.

CONCLUSÃO:

Nesta pesquisa concluiu-se que o desenho encontra-se intimamente relacionado com o processo criativo de artistas e arquitetos ao longo da história. Evidencia um processo. É espectador das experimentações, dos caminhos, das investigações, da forma de ver o mundo destes. Quando visto através dos olhos da Semiótica, permiti o entendimento do desenho como uma representação, um signo que revela uma relação comunicativa entre autor-obra-receptor. Esta comunicação acontece de várias maneiras, a partir da necessidade do produto, no caso desta pesquisa o desenho, ser compartilhado. Faz-se presente em cadernos e diários, estudos, esboços, croquis e plantas arquitetônicas. Em todos esses registros materiais do ato criador, mostra uma evolução do pensamento visual que compõem o Projeto Poético dos artistas e arquitetos e estão em constantes transformações. Concluiu-se também que os desenhos podem ser classificados a partir da análise dos elementos que compõem a gramática da visualidade, como a linha, a cor, o volume, bem como a partir da compreensão do signo como uma representação passível de interpretação, capaz de revelar uma comunicação e um movimento intersemiótico. Portanto, os desenhos de Pablo Picasso, Èugene Delacroix, Jean-Baptiste Debret e Oscar Niemeyer, que serviram como objetos de estudo para esta pesquisa, foram classificados sustentados por uma relação triádica entre o autor, o processo e a Semiótica.

Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: arte, desenho, processo criativo.