61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE COMUNIDADES RURAIS
Paula de Souza Ferreira 1
Ana Hiarley Castro Silva 1
Solange Helena Ximenes Rocha 1
1. Universidade Federal do Pará / Campus de Santarém - UFPA
INTRODUÇÃO:

A zona rural tem sido historicamente caracterizada pela exclusão no que se refere a políticas públicas e ações de diferentes naturezas fomentadas pelo poder público, ONGs e pela iniciativa privada, especialmente se o acesso a tais iniciativas pressupuser o conhecimento mínimo para a elaboração de projetos de desenvolvimento a serem apresentadas às agências financiadoras, entre outros. O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Região Oeste do Pará – GEPECROP, é um grupo que desenvolve projetos de pesquisas voltados para comunidades rurais, no município de Santarém – Pará e está preocupado com essas questões. Considerando isso, está desenvolvendo o projeto “Construindo o saber sobre comunidades rurais” que objetiva diagnosticar a realidade sócio-educacional de comunidades da região do planalto no município de Santarém e capacitar os moradores destas regiões com conhecimentos sobre a elaboração de projetos através da oferta de cursos de metodologia científica.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa pressupôs uma intervenção na realidade das comunidades rurais do planalto santareno que são alvos desse trabalho. Inicialmente, foi realizada uma visita técnica visando o levantamento das principais necessidades na realidade local. Esse levantamento revelou a necessidade de promover atividades de extensão voltadas à formação de conjunto de saberes relativos à elaboração de projetos, tendo em vista a carência dos moradores e professores das escolas do campo no que diz respeito a conhecimentos específicos sobre metodologias da pesquisa do trabalho científico. Considerando isso, propôs-se a realização de cursos que atendam a essa demanda. Paralelo a essa ação, o grupo de estudantes de iniciação científica auxilia os moradores e os professores das escolas a coletar e analisar dados sobre a realidade sócio-educacional das comunidades de Murumuru, Tiningú, Açaizal da Sagrada Família, Secretaria e Boa-Esperança.

RESULTADOS:

Através dos cursos de metodologia científica oferecido aos comunitários e as pesquisas realizadas nas comunidades, os novos pesquisadores construiram saberes sobre sua realidade, passando a reivindicar seus direitos e uma melhor qualidade na educação, visto a precariedade sócio-educacional que se encontra a educação do campo, dando esclarecimentos às pessoas que vivem esta realidade para que possam exigir seus direitos, através da elaboração de projetos em diferentes áreas de forma autônoma considerando suas necessidades.

CONCLUSÃO:

A análise dos dados coletados pelos estudantes, professores e líderes das comunidades rurais demonstrou a situação de exclusão em que se encontra a educação do campo e ajudou a esclarecer a realidade em que vivem, uma vez que o novo grupo de pesquisadores passou a conhecer as problemáticas educacionais e o meio social em que estão inseridos. A pesquisa serviu para dar suporte a futuras reivindicações por uma escola no campo de qualidade.

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq, PIBEXT/UFPA,PARD/UFPA, FAPESPA
Palavras-chave: Educação do campo, Diagnóstico sócio-educacional, Metodologia científica .