61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ÁREA DA CACHOEIRA DO ARRUDA – MORROS – MA |
Rita Ivana Barbosa Gomes 1 Maria do Perpetuo Socorro Barbosa Gomes 2 Ildoana Paz Oliveira 3 Márcia Fernanda Pereira Gonçalves 4 |
1. Diretora do Instituto Florence 2. Diretora do Instituto Florence – Unidade João Paulo 3. Coordenadora Geral dos Cursos Técnicos do Florence 4. Professora do Curso Técnico em Meio Ambiente - Instituto Florence |
INTRODUÇÃO: |
A prática do turismo acompanha o desenvolvimento socioeconômico de diversos municípios brasileiros. Por se tratar de um Estado com características fisiográficas diversas, o Maranhão apresenta uma ampla diversidade paisagística, com a presença de praias, restingas, manguezais, cerrado, cachoeiras, entre outros diversos atrativos. Neste contexto, está inserido o município de Morros, que tem sido considerado como um dos principais atrativos turísticos do estado. O estudo na área da Cachoeira se justifica tanto pelas potencialidades físicas como pelo aumento dos fluxos de visitação na área. |
METODOLOGIA: |
Para a realização do estudo foi utilizado o método fenomenológico, através do estudo da essência que envolve o fenômeno, descrevendo os fatos relacionados às coisas como se manifestam. Foram executados os seguintes procedimentos metodológicos: levantamento e revisão de material bibliográfico; levantamento de analise de materiais cartográficos, como cartas, mapas e imagens de satélite; trabalhos em campo, sendo efetuados trimestralmente, considerando aspectos naturais e sociais da área de estudo; entrevistas informais com moradores locais; aplicação de questionários com turistas e visitantes; documentação fotográfica; comensuração dos dados obtidos. |
RESULTADOS: |
Nos últimos cinco anos a Cachoeira do Arruda se tornou um dos principais atrativos turísticos do município de Morros, tanto por praticantes do “ecoturismo”, como por visitantes e moradores da área. Caracterizada por uma seqüência de pequenas quedas d’água, que formam pequenas piscinas naturais. No entanto, a associação entre crescimento turístico e inexistência de planejamento ambiental, propiciou o surgimento de diversos impactos ambientais na região. Os turistas retiram parte da mata ciliar, que protege a margens do rio Arruda para a construção de acampamentos provisórios, onde são improvisadas fogueiras e churrasqueiras, onde a emissão de hidrocarbonetos se torna evidente, poluído assim à área com resíduos sólidos. Outra fonte emissora de poluentes são veículos que efetuam o transporte para a cachoeira. A implantação dos princípios da Educação Ambiental direcionado as pratica turísticas pode ser considerada uma ação paliativa para minimização desses impactos, pois a conscientização e a implantação de projetos ambientais auxiliaram no processo de conservação da área. |
CONCLUSÃO: |
Existe uma necessidade de serem efetuados estudos mais apurado para averiguar os principais impactos e processos de degradação na área da Cachoeira do Arruda, enfatizando a busca por medidas mitigadoras para a conservação desse patrimônio natural. A educação ambiental pode ser considerada uma técnica para a discussão sobre os conceitos de sustentabilidade ambiental e na busca por ações que minimizem a degradação. A implantação de políticas públicas associada às praticas educacionais, em parcerias com as comunidades e com os órgãos governamentais, podem auxiliar a formação de indivíduos conscientes, contribuindo assim para a conservação ambiental e para o equilíbrio ambiental. |
Instituição de Fomento: Instituto Florence de Ensino. |
Palavras-chave: Turismo, Desenvolvimento, Degradação. Morros. |