61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 5. Matemática - 6. Matemática
RECONHECENDO A MATEMÁTICA NO CONTEÚDO DE GEOMETRIA, SEUS ELEMENTOS E MEDIDAS NOS OBJETOS E/OU UTENSÍLIOS INDÍGENAS NA COMUNIDADE DE FILADÉLFIA NO ALTO RIO SOLIMÕES.  
Ana Maria Libório de Oliveira 1, 2
1. Universidade do Estado do Amazonas/UEA
2. Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües/OGTB
INTRODUÇÃO:

A pesquisa fora realizada na Comunidade de Filadélfia no Alto Rio Solimões com os indígenas Ticunas, alunos da Universidade do Estado do Amazonas da Escola Normal Superior em Filadélfia. Os alunos indígenas são da Organização Geral dos Professores Ticunas Bilíngües - OGPTB, que atualmente são graduandos no Curso de Licenciatura para Professores Indígenas do Alto Solimões. Entretanto, a investigação teve como o objetivo em introduzir os conteúdos matemáticos nos objetos e utensílios indígenas, para que esses conteúdos fossem significativos por meio da Geometria e medidas. Sendo assim, fora realizado trabalhos para assimilação de conceitos e aplicação das atividades. Contudo, um direcionamento prático do conteúdo e seus elementos, tornando uma maneira contextual dentro da vivência indígena e ao mesmo tempo mostrando a necessidade da aplicação na comunidade local.

METODOLOGIA:

A pesquisa fora realizada por um período de 15 dias na sede da Universidade do Estado do Amazonas na Comunidade de Filadélfia com 83 discentes da OGPTB, divididos em duas etapas: a primeira apresentara as medidas usuais e suas representações, e a segunda a definição e o reconhecimento de perímetro comprimento, largura, altura e área - em seguida desenvolvera os cálculos e aplicações, sendo essas em representações gráficas apresentados nos livros didáticos, e posteriormente aplicara o desenvolvimento de medidas, transformações de medidas e áreas em objetos e/ou utensílios locais e a realização das representações gráficas, utilizando o trabalho de campo e observações diretas, com réguas, metragem, transferidor, escalímetro, máquinas fotográficas, blocos de anotações, folhas A4, escada e lápis de desenho e de cor, almejando a identificação e verificação da importância e aplicação dos conceitos de Geometria Plana; produção de desenhos a representação do objeto; desenvolvimento das percepções visuais e suas aplicações; desenvolvimento da criatividade, o raciocínio lógico e o raciocínio visual por meio de aplicações de elementos geométricos e do sistema medidas de comprimento.

 

RESULTADOS:

Com intuito em reconhecer os conteúdos matemáticos dentro da realidade local indígena em duas atividades realizadas e com a atividade de campo, confirmou entorno dos 83 alunos, que apenas 7 deles apresentaram algumas dificuldades, ou seja, em 91,5% ocorreu à aprendizagem e assimilação. Entretanto, fora percebido que os conteúdos apresentados levariam 10 aulas - teoria e prática. Porém com essa intervenção levou 15 dias, analisaram-se vários aspectos além de simplesmente a aprendizagem - como a formação de professores, levou-se em conta os vários aspectos que o professor indígena poderia levar ao conhecimento do seu aluno. Entretanto, observou-se que os objetos reconhecidos e trabalhados no conteúdo dado, foram: a cisterna da escola com as forma retangulares, a quadra de vôlei representando um plano e perímetro, uma unidade da escola Ütchara com todas as representações e dimensões; a biblioteca da escola denominada Ebenezer que tem formas circulares e no telhado triangulares; o tipiti e bolsa de tucum forma retangular, remo e a flecha com formas de losango e retangulares e seu cabo cilindro; caixa-d’água, escuda de dança, tronco da árvore, pacará, paneiro, balaio, anel de tucum, colar indígena, paira (caneca) com formas circulares, entre outros. Todos os objetos e/ou utensílios foram utilizados os elementos principais da geometria, as medidas e suas conversões, perímetros, comprimentos e áreas.

 

 

CONCLUSÃO:

Diante dos conteúdos e o reconhecimento desses, dentro da realidade local, e obtendo uma forma de apresentar e reconhecer elementos e aplicações das medidas e da geometria em coisas usuais, estimula-se para que futuramente reconheçam outros conteúdos inseridos dentro da realidade indígena. É notório que há aplicações da matemática nos objetos e/ou utensílios, mas é necessário levar ao conhecimento destes, pois os indígenas não aplicam cálculos matemáticos em suas representações, mas a matemática é a Ciência que investiga relações entre entidades definidas abstrata e sua lógica, pode-se considerar que na construção de seus artesanatos e utensílios são realizados com exatidão rigorosos, que matematicamente é necessário em sua aplicação.

 

 

Palavras-chave: indígenas, aplicação, objetos e/ou utensílios.