61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
REFLETINDO A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DO PARADIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES – PE.
Mônica Alves Coelho dos Santos 1
Sueli Tavares de Souza Silva 1, 2
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEDUC/PMJG/PE.
2. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE
INTRODUÇÃO:

Esta pesquisa discute a Importância e utilização do paradidático na prática pedagógica em sala de aula. A elaboração de paradidáticos no ensino de ciências traduz-se em mais um recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, proporcionando ao aluno estabelecer, interpretar e interagir os conceitos e conteúdos da disciplina com as questões sociais, ambientais e tecnológicas, local e global, tornando-os cidadãos críticos e atuantes no contexto atual.  O estudo foi realizado no ano letivo de 2008 por professores de Ciências da Rede Municipal de Educação do Jaboatão dos Guararapes - SEDUC, nos encontros de formação continuada; nos quais, foi construído um livro paradidático contendo metodologias e estratégias didáticas com finalidade de auxiliar o professor em suas aulas, contribuindo para uma aprendizagem significativa e contextualizada. Durante a construção do paradidático observou-se uma maior interação entre os professores que resgataram a sua auto-estima, no momento em que se viram capazes de construir uma ferramenta pedagógica desta natureza. O paradidático construído contempla a realidade ambiental do ecossistema costeiro do município, onde o aluno se ver no processo, tendo uma visão total de sua realidade estabelecendo as conexões necessárias entre os diferentes saberes.

METODOLOGIA:

Nos encontros de ciências do ano letivo de 2008, foi discutida a relevância da utilização, em sala de aula, do livro paradidático como ferramenta importante deste componente curricular. Concomitantemente, foram problematizadas duas questões sobre a situação ambiental do município: 1) Qual a situação atual do ecossistema costeiro? e 2) Como abordar esta problemática ambiental com os alunos? A partir destas indagações, os professores sentiram a necessidade de construir coletivamente um material de apoio didático que abordasse as potencialidades e os impactos ambientais desse ecossistema. A construção coletiva contou com o engajamento e a participação efetiva de 39 professores de ciências, provenientes de 20 escolas. O paradidático teve como título: “Conhecendo o ecossistema costeiro do Jaboatão dos Guararapes”, dividido em três partes: 1) Um intertexto, com ilustrações, abordando de forma lúdica, as potencialidades e os impactos do ecossistema em questão; 2) Sugestões de atividades: estratégias e situações didáticas e 3) Informações complementares relacionadas ao ecossistema costeiro. A maneira como o paradidático foi elaborado, estimula a consulta em endereços eletrônicos, leituras de textos complementares e análise gráfica e estatística de tabelas e gráficos.    

RESULTADOS:

Foi observado que a participação coletiva do paradidático, durante os encontros, foi significativamente positiva, pois os professores mostraram-se mais empenhados, confiantes e acreditando na melhoria do processo ensino-aprendizagem; de forma que os mesmos se viram como protagonistas do processo e não apenas como meros espectadores. Por conseqüência, vislumbrou-se nos docentes uma preocupação com a apreensão de conhecimentos escolares, ampliando a visão de mundo. O paradidático desenvolvido neste trabalho tem cunho interdisciplinar e transversal e será adotado na Rede Municipal de Educação deste município, por professores de todas as modalidades e níveis de ensino e dos diversos componentes curriculares.  A utilização de estratégias nele abordadas permite o aluno identificar a realidade ambiental no qual está inserido, podendo vir a refletir e consequentemente desenvolver mudanças de comportamento necessário na conservação do ambiente, principalmente no âmbito escolar.

CONCLUSÃO:

Finalmente, pode-se concluir que a construção deste paradidático só foi possível graças à sensibilização, envolvimento, querer fazer, apostar numa produção coletiva, por parte dos envolvidos no processo, apesar da exaustiva jornada de trabalho dos professores. Constatou-se, também, um aprimoramento da contextualização, intertextualização e desenvolvimento de novas competências e habilidades durante o processo de construção coletiva. Além disso, espera-se que o material produzido transforme-se numa ferramenta relevante para a difusão dos conhecimentos escolares, tornando-se um ponto de partida para o desenvolvimento de trabalhos de cunho interdisciplinar e transversal nas escolas desta rede de ensino. Espera-se que os demais professores desta rede de ensino, que não participaram desta construção, mas que venham a utilizá-lo nas escolas, sintam-se mais estimulados para desenvolver projetos em suas unidades de ensino, além de atividades interdisciplinares. Ressalta-se que este trabalho foi importante pela natureza peculiar do mesmo, pois embora exista um acervo significativo de paradidáticos de ciências, há carências de paradidáticos que enfoca a realidade do município onde as escolas estão inseridas.

Palavras-chave: Paradidático, Formação continuada, Meio ambiente.