61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ESCOLA AMBIENTAL ÁGUAS DO CAPIBARIBE: MEMÓRIAS DE UMA PRÁTICA VIVENCIADA.
José Hildo dos Santos 1
Mônica Alves Coelho dos Santos 1
Jerrana Cantarelli 1
Kate Limeira Cavalcanti Jota 1
Alfio Mascaro Grosso 1
José Renato da Silva Filho 1
1. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura da Cidade do Recife – SEEL
INTRODUÇÃO:

Este estudo apresenta os resultados de observações realizadas pelos docentes da Escola Ambiental Águas do Capibaribe (EAAC), durante as incursões pedagógicas no período 2005-2008. A EAAC, pertencente à SEEL-PR, inaugurada em novembro de 2003, tem como objetivo principal promover nos participantes (educadores, educandos e visitantes), a partir de sua prática pedagógica uma (re)leitura do ecossistema aquático, componente principal da paisagem recifense. A percepção dos componentes da paisagem, através do direcionamento do olhar, levam os participantes a uma sensibilização das questões ambientais e consequentemente a uma reflexão crítica no sentido de buscar alternativas para mudanças da realidade sócio-ambiental, tornando-se cidadãos atuantes. Este trabalho resgata as observações realizadas, mostrando a situação atual do ambiente estudado, levando o participante a fazer indagações pertinentes e inquietantes: Como posso contribuir para a conservação e manutenção do ecossistema aquático da minha cidade?

METODOLOGIA:

As aulas realizadas na EAAC iniciam-se com um convite para o observar, o refletir e o vivenciar as questões ambientais locais contextualizando-as com as questões globais. Este processo de sensibilização é auxiliado com músicas que abordam a temática e leitura de imagem de satélite que mostra o roteiro contemplado. Durante esta prática são preenchidos relatórios de aula com as seguintes informações: 1)Dados do Embarque/Desembarque: (data, período, local e hora, condições, professores, tripulação e percurso); 2) Dados da Escola Participante (número de estudantes, ciclo e ano de aprendizagem, número de professores, número de responsáveis e número de visitantes); 3) Parâmetros Abióticos (condições do Tempo, altura da maré e condições da água); 4) Parâmetros Bióticos (observação dos componentes da fauna); 5) Impactos Observados; 6) Presença de Resíduos Sólidos (tipo e local) e 7) Problemas Relacionados com a Embarcação. Todas as informações registradas nos relatórios de aula servem para análise e socialização com discussões e reflexões para as aulas seguintes.

RESULTADOS:

Participaram das incursões, no período em estudo, estudantes e professores de escolas da SEEL-PR, de cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins e profissionais de instituições e projetos relacionados com a temática. Os aspectos observados mais relevantes foram: Condições da água - normalmente péssimas, variando entre turva, barrenta, esverdeada, esbranquiçada, avermelhada, enegrecida com forte odor de esgotos e resíduos flutuantes, além de espuma, óleo e Bloons de diatomáceas.  As condições da água acarretaram a mortandade de peixes e outros animais em diversas ocasiões. Outro agravante foi à presença de animais de grande porte mortos (cavalos, cachorros, porcos). Componente faunístico - invertebrados (insetos, crustáceos e moluscos) e vertebrados (répteis, peixes, aves e mamíferos). Aves (garças, socós, maçaricos) e peixes foram mais observados.  Potencialidades - coleta de moluscos em sedimentos móveis, pesca artesanal, coleta de garrafas tipo PET pela população ribeirinha e beleza cênica da cidade (casario, pontes, rios, manguezais). Impactos - presença de resíduos líquidos e sólidos de natureza diversa, expansão de viveiros de peixes e camarões, descaracterização do manguezal, uso e ocupação desordenados das margens.

CONCLUSÃO:

 

Finalmente pode-se concluir que a prática pedagógica desenvolvida na EAAC, fundamentada numa percepção, sensibilização e reflexão das questões ambientais, proporcionou nos participantes uma mudança comportamental e atitudinal.  Nos professores, esta mudança foi observada no interesse em desenvolver projetos de cunho interdisciplinar e transversal em suas unidades de ensino; e nos outros participantes, este estímulo foi sentido de formas diferenciadas. Os resultados das observações realizadas no período 2005-2008 mostraram que as condições ambientais do ecossistema estuarino estão de fato muito ruins, e precisamos o quanto antes, mudarmos de atitudes frente a esta problemática e ao mesmo tempo exigir dos órgãos responsáveis providências. Desta forma, entende-se que o ponto de partida para estas transformações está realmente no processo educacional com uma sensibilização que acontece nas incursões pedagógicas da EAAC. Espera-se que todo este processo promova no participante questionamentos e inquietações, ao mesmo tempo que responda outros anseios.

Palavras-chave: Educação ambiental, prática pedagógica, estratégias.