61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 6. Farmácia
ATIVIDADE HIPOGLICEMIANTE DA FARINHA DESIDRATADA DO MESOCARPO DO FRUTO DO MARACUJÁ-DO-MATO (Passiflora nitida H.B.K)
Emerson Silva Lima 1
Cássia Regina Coelho Sobreira 1
Maria Rosa Lozano Borras 1
1. Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:
O maracujá-do-mato (Passiflora nitida H.B.K.), adaptado ao clima tropical e a solos ácidos da Amazônia, é uma espécie silvestre, comestível, distribuída por toda a região norte da América do Sul. A botânica, fisiologia, aspectos agronômicos, comercialização e industrialização ainda não são muito pesquisadas, mas pode ser utilizada como referência a tecnologia empregada para o maracujá-amarelo. Com o intuito de obter informações para utilização em produtos com propriedades funcionais, os frutos da Passiflora nitida H.B.K. foram avaliados quanto a atividade hipoglicemiante do mesocarpo desidratado através do teste de tolerância oral em ratos Wistar não diabéticos e teste sub-agudo em ratos diabéticos.
METODOLOGIA:
Os frutos do maracujá-do-mato (Passiflora nitida HBK), originários da região de Rio Preto da Eva, foram selecionados e adquiridos para a realização dos experimentos no comércio local da cidade de Manaus, em dezembro de 2007. Após retirada manual, o mesocarpo, em pequenos pedaços, foi disposto em bandejas grandes para secar em estufa de ar circulante a 50 ºC por cerca de 15 horas. A amostra seca foi triturada em liquidificador, para produzir a farinha. A avaliação da atividade hipoglicemiante da farinha do mesocarpo do fruto da Passiflora nitida foi realizada através da administração de doses de 500 e 800 mg/kg de peso, em dois modelos experimentais. Foram utilizados os modelos do teste de tolerância oral a glicose em ratos normais e o efeito da administração da farinha em duas doses, na glicemia de ratos diabéticos, nos quais o diabetes foi induzido por aloxano, e os animais tratados com a farinha durante 21 dias.
RESULTADOS:
No teste da curva glicêmica houve alteração significativa na concentração da glicose sanguínea dos animais tratados com a farinha do mesocarpo nas doses de 500 e de 800 mg/Kg de peso. Os valores médios da glicemia nos tempos 0, 15, 30, 60 e 120 minutos foram significativamente maiores nos ratos do grupo controle. Os ratos que receberam uma concentração maior da farinha do mesocarpo apresentaram uma diminuição significativa da glicemia. No experimento sub-agudo os animais que consumiram a farinha apresentaram uma redução significativa da glicemia e do peso corporal quando comparados com os animais diabéticos não tratados. As diferentes doses administradas apresentaram resultados significativamente diferentes, sendo observado que a dose maior produziu um melhor resultado na atividade hipoglicemiante.
CONCLUSÃO:
A partir dos resultados obtidos foi possível verificar que a farinha desidratada do mesocarpo dos frutos do Maracujá-do-mato (Passiflora nítida) possui efeito hipoglicemiante em ratos. Este resultado pode indicar uma aplicação biotecnológica para um produto tipicamente regional que já é amplamente consumido pela população local.
Instituição de Fomento: CNPq (CT-Amazonia), FAPEAM
Palavras-chave: Passiflora nitida, Diabetes, Maracujá-do-mato.