61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A VIDA REAL EM FOTONOVELA
Sandra Costa Souza 1
Sandra Cristina Gamboa Novais 1
Raimunda de Andrade Falcão 1
Ana Cláudia Dias 1
Neide de Arruda Melo Ramos 1
Flávia Santana da Silva Barros 1, 2
1. Secretaria da Educação Esporte e Lazer
2. Secretaria da Educação Esporte e Lazer - Orientadora
INTRODUÇÃO:
Durante o trabalho desenvolvido com os alunos no decorrer do ano, percebemos dificuldades na prática da leitura e produção textual. Com o projeto Homens e Mulheres: Papéis e Responsabilidades realizado nas turmas dos Módulos II e III do EJA da Escola Padre José de Anchieta, no bairro da Mustardinha, Recife – PE foram abordados muitos temas, um deles, o papel de cada sexo diante da sociedade, surgindo o interesse em fazermos uma fotonovela com os alunos para motivá-los a um trabalho diferente. Resolvemos resgatar esse estilo novelesco, de tanto sucesso nos anos 60 e 70, promovendo um trabalho dinâmico que resgatasse a auto-estima do grupo. O projeto teve como objetivos: Integrar os alunos, discutindo as relações de gênero existentes na nossa sociedade; Desenvolver o prazer pela leitura e escrita; Incentivar a criatividade, consciência crítica e espírito coletivo; Utilizar a leitura e a produção textual como instrumentos provocadores de análise, reflexão e apropriação de conhecimentos; Refletir sobre a evolução da sociedade diante do que foi visto nas revistas; Promover o uso contextualizado das tecnologias na sala de aula e laboratório de informática; Promover o trabalho em equipe, descobrindo talentos, através da representação teatral, resgatando a auto-estima do grupo.
METODOLOGIA:
Discutindo sobre a sociedade atual e os diversos papéis assumidos pelo homem e pela mulher realizamos algumas etapas com os alunos: Apresentamos revistas antigas contendo fotonovelas; Confrontamos as diferenças das edições de ontem e hoje; Discutimos sobre o contexto em que eram feitas nos anos 60 e 70; Analisamos as questões encontradas como: Desquite, Moda, Evolução dos Artistas até os dias atuais; Promovemos leitura dos textos; Organizamos o elenco que participaria da fotonovela; Elaboramos texto com o grupo enfocando a sociedade Tradicional e Moderna; Montamos o figurino para a fotonovela; Montamos o cenário dentro dos espaços da escola; Fizemos varias sessões fotográficas; Selecionamos as fotos para a montagem da fotonovela no laboratório de informática; Inserimos as fotos e balões característicos desse texto; Imprimimos o material; Apresentamos, após a finalização para todas as turmas. A avaliação foi feita de forma processual, mediada com a intervenção dos professores priorizando a participação dos grupos nas atividades propostas, promovendo a autonomia dos alunos seu senso crítico e criativo, através de produção de textos coletivos e individuais, trabalhos em equipe, discussões, socialização das produções e motivação dos alunos.
RESULTADOS:
O projeto trouxe bons resultados, despertou nos alunos uma motivação inesperada, uma vez que os mesmos demonstraram interesse em participar de cada etapa do trabalho. Resgatamos a auto-estima do grupo trabalhado e desenvolvemos a linguagem oral e escrita dos alunos; Houve interação, pois o elenco foi formado por alunos das cinco turmas que participaram de forma voluntária e dinâmica. Proporcionamos aos alunos trabalhar com as tecnologias de forma contextualizada (máquina digital, computador e acesso a programas como o Editor de texto do Broffice.org). Desenvolvemos a expressão corporal, descobrimos talentos e despertamos nos alunos tímidos o seu potencial superando barreiras; O grupo obteve maior conscientização do seu papel na sociedade e, ao término do projeto, os alunos chegaram a questionar o motivo do final das atividades. Observamos uma mudança qualitativa nas produções dos alunos, bem como o aprimoramento da linguagem oral e escrita. Proporcionamos no grupo a visão de que a tecnologia pode ser utilizada, também, para favorecer o processo de ensino-aprendizagem na escola. O projeto propiciou uma mudança de comportamento nos alunos, após os debates favorecendo a reflexão quanto aos diversos papéis vividos por cada indivíduo na sociedade e as dificuldades inerentes a eles.
CONCLUSÃO:
O projeto foi importante para a Educação de Jovens e Adultos, pois houve uma maior integração das professoras, levando-as a vários momentos de reflexão, formulação de etapas, objetivos e a uma constante avaliação do processo de construção do conhecimento. Não podemos deixar de registrar a grande contribuição da tecnologia utilizando os recursos da informática no fazer pedagógico, atrelado a utilização do som e da maquina digital. A tecnologia foi utilizada de forma contextualizada garantindo que pessoas de diferentes gerações interagissem e superassem o medo do novo respeitando os limites individuais. Os alunos participaram ativamente manuseando os recursos disponibilizados, permitindo o acesso e a inclusão às diversas mídias. As ações possibilitaram um maior entrosamento do grupo, proporcionando um trabalho onde valores como respeito, responsabilidade, união e cooperação foram vivenciados de forma concreta. As barreiras das divisões de turmas e níveis (Módulos) de aprendizagem foram ultrapassadas, promovendo um feedback entre as partes. O trabalho viabilizou a interdisciplinaridade resgatando a cidadania do grupo. Concluímos que quando saímos em busca de novas formas de ensinar e de aprender o nosso trabalho fica dinâmico, produtivo estimulando a criatividade de ambas as partes.
Palavras-chave: Educação, Fotonovela, Tecnologia.