61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem |
PROCESSOS PSICOLÓGICOS NO ENSINAR E NO APRENDER |
ARLINDA MARTA ANDRADE DE ALMEIDA 1 |
1. Diretoria de Pós graduação/Curso de Psicopedagogia/Uninorte |
INTRODUÇÃO: |
Neste estudo vamos tratar do desenvolvimento humano e aprendizagem. Iremos estudar mais especificamente, os processos psicológicos que são importantes na aprendizagem dos indivíduos e a forma como poderemos utilizá-los para planejar novas estratégias de ensino e aprendizagem. |
METODOLOGIA: |
Os tópicos que serão desenvolvidos são: afetividade como processo psicológico que influencia e modifica outras funções psicológicas; o desenvolvimento afetivo e sua relação com o desenvolvimento das ações motoras e cognitivas; a relação de interdependência entre pensamento e linguagem; construção do pensamento e de processos psicológicos complexos, interrelacionados com o desenvolvimento da linguagem em suas diversas expressões e análises de situações pedagógicas que organizam a expressão desses processos psicológicos. Vamos abordar esse assunto baseando o estudo nos principais representantes da abordagem interacionista do desenvolvimento humano: PIAGET, WALLON E VYGOTSKY, estas teorias apresentam o desenvolvimento como um processo que se estabelece a partir das interações que o sujeito estabelece com o meio físico e social. |
RESULTADOS: |
Vimos que o pensamento se desenvolve, principalmente, por meio da interação social, de um processo de comunicação. Nessa comunicação, a linguagem vai promover a construção de conhecimento de si e do mundo. |
CONCLUSÃO: |
Devemos fazer com que o nosso ambiente educacional seja um espaço de interlocução, no qual cada sujeito possa expressar suas observações, criticas e vivências. Dessa forma, a criança poderá ampliar suas formas de lidar com o mundo, de compreendê-lo e transformá-lo, de construir significados para suas experiências, de desenvolver sua linguagem, seu pensamento e outras habilidades e competências para agir nesse mundo tão complexo e cheio de obstáculos a serem vencidos. |
Palavras-chave: Processos psicológicos, Ensino, Aprendizagem. |