61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCAÇÃO BÁSICA A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA A UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO REGULAR EM ÁREAS DE FRONTEIRA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.
ROBSON SANTOS DA SILVA 1
1. UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INTRODUÇÃO:

A compreensão e análise das concepções, desafios pedagógicos e tecnológicos que fundamentam a possibilidade de uso da educação a distância para a expansão do Ensino Médio na Amazônia é suma importância. Para tanto, é preciso que se recorra não apenas à literatura disponível sobre o assunto ou a experiências já adotadas em outros países e regiões brasileiras, mas também a ações que tenham obtido sucesso na Amazônia.

Objetivo Geral

Avaliar concepções pedagógicas e tecnologias de comunicação viáveis à universalização do Ensino Médio regular a distância em áreas de fronteira da Amazônia Brasileira.

Objetivos Específicos

- Analisar concepções políticas e pedagógicas aplicáveis à educação de nível médio a distância e suas influências para a formação interdisciplinar, cidadã, profissional, ética e viabilizadora da cibercultura.

- Identificar as tecnologias educacionais e de comunicação, disponíveis e potenciais, para o uso adequado às especificidades da região amazônica.

- Examinar a experiência, possibilidades e dificuldades de projetos efetivos e potenciais em educação a distância na Amazônia: Colégio Militar de Manaus,  Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão, Sistema de Proteção da Amazônia e Secretaria de Educação do Estado do Amazonas.

METODOLOGIA:

Em virtude dos objetivos da pesquisa, a mesma seguiu o modelo teórico-empírico, procurando conciliar: informações governamentais oficiais; fontes primárias; concepções atualizadas sobre práticas pedagógicas, tecnologias educacionais e de comunicação; e experiências relativas ao Ensino Médio, presencial ou a distância, que estejam sendo desenvolvidas na região amazônica. Nesse contexto, destacam-se: Colégio Militar de Manaus, GESAC, SIPAM e SEDUC - AM.

a) A coleta dos dados teve como área de concentração a Região Norte (Amazônica). No entanto, informações sobre as demais regiões brasileiras e países também foram apuradas para que pudesse haver padrões de comparação.

b) Os procedimentos para a obtenção dos dados foram: coleta documental, observação, entrevistas, questionários, análise de conteúdo.

c) Os locais escolhidos foram aqueles em que o Exército Brasileiro mantém Pelotões Especiais de Fronteira e o Colégio Militar de Manaus possui pólos de educacionais de EAD.

d) Público-alvo: jovens em idade regular para o Ensino Médio.

e) Além dos meios impressos e de comunicação de voz e dados tradicionais, os procedimentos metodológicos serão realizados com a utilização de computadores, Internet e visitas aos pontos escolhidos para a pesquisa.

RESULTADOS:

- Apesar da enorme população rural e das enormes distâncias que separam as cidades / localidades, há poucas iniciativas para o Ensino Médio a Distância na Amazônia. As únicas experiências levantadas são as do Colégio Militar de Manaus e a da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas.

- Ainda há muita desconfiança com relação aos aspectos de validade legal e quanto á qualidade dos cursos realizados na modalidade EAD.

- Num cenário marcado por mudanças extremas e excessivamente rápidas, governos e instituições de ensino encontram-se repensando suas práticas pedagógicas e suas formas de gestão. Nesse contexto, pela primeira vez e de modo concreto, a possibilidade de uso da EAD começa a se efetivar.  

- As ações governamentais também já apresentam sinais de mudança. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, no que diz respeito à EAD, foi regulamentada abrindo novas possibilidades. O novo Decreto-lei da EAD (nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005) reforça ainda mais as possibilidades, dando legitimidade à EAD e ampliando seu uso para todos os níveis educacionais.

- É preciso que se invista não apenas na tecnologia, mas também na formação de pessoal. Apesar de uma sensível mudança, ainda há uma sensível resistência com relação ao uso das tecnologias de comunicação na educação. Muitos dos problemas observados, quando excluídas as condições econômicas, encontram-se na ação dos técnicos e docentes da área educacional. A deficiências essas que já podem ser observadas nos cursos de formação desses profissionais.

CONCLUSÃO:

Os objetivos propostos por esta pesquisa mostraram-se viáveis e foram plenamente atingidos. Não se pode negar que a evolução em todos os níveis existe. No entanto, a preocupação está na velocidade com que essas mudanças se apresentam. As iniciativas do Colégio Militar de Manaus e da SEDUC/ AM, certamente, trazem contribuições significativas para que ações potenciais e outras já existentes (como no caso do GESAC e do SIPAM) possam ser melhor utilizadas.

Por fim, observa-se que a iniciativa pública é fundamental para a expansão da EAD na Amazônia, permitindo a ampliação da oferta do Ensino Médio, além de outros níveis educacionais. No entanto, é preciso que haja a infra-estrutura para que as instituições privadas, tão importantes na formação educacional do país, também possam atuar, financiando pesquisas e ampliando a qualidade das iniciativas. 

Instituição de Fomento: Vice- Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Paulista - UNIP
Palavras-chave: Educação básica a distância, Amazônia, Tecnologia.