61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DO POTENCIAL ANTIFÚNGICO DE EXTRATOS DE Coccoloba mollis (POLYGONACEAE)
Iuri Bezerra de Barros 1
Maria Inês Rezende 2
Juliana Feijó de Souza Daniel 1
Dalva Trevisan Ferreira 1
1. Universidade Estadual de Londrina - Departamento de Química
2. Universidade Estadual de Londrina - Departamento de Bioquímica e Biotecnologia
INTRODUÇÃO:
Na agricultura, a procura por novos agentes antimicrobianos é intensa devido à crescente resistência dos microorganismos fitopatógenos frente aos produtos sintéticos utilizados e ao impacto ambiental gerado por estes. Devido à grande diversidade de constituintes presentes nas plantas, estas são fontes potenciais de defensivos agrícolas contra diferentes fitopatógenos visto que, estudos têm demonstrado a eficiência de alguns óleos e extratos de espécies vegetais no controle de doenças, seja pela ação antimicrobiana direta ou pelo aumento da resistência da cultura tratada frente à doença. A Coccoloba mollis (Polygonacea) é um fitoterápico utilizado na região de Londrina-PR como modulador da memória e energético. Estudos indicam também a atividade larvicida de extratos de suas partes aéreas frente ao vetor Aedes aegypti. No presente trabalho, foi avaliada a atividade antifúngica dos extratos etanólicos das folhas, das raízes de C. mollis e das antraquinonas (emodina e fisciona) isoladas a partir de suas raízes frente aos fungos fitopagógenos Botryosphaeria rhodina (isolado de cancro eucalipto), Botyrosphaeria ribis (isolado de tronco de eucalipto) e Lasiodiplodia theobrome (isolado de pinha).
METODOLOGIA:
O extrato etanólico das raízes de Coccoloba mollis foi particionado com hexano e a fração solúvel em hexano foi cromatografada em sílica-gel permitindo a obtenção das antraquinonas emodina e fisciona, identificadas com técnicas espectrométricas, para a realização dos testes de atividade antifúngica. Os extratos etanólicos de Coccoloba mollis avaliados foram solubilizados em 0,8 mL de DMSO em diferentes concentrações cada uma dessas soluções foi incorporada a 17 mL de BDA, a mistura foi homogeneizada e vertida em placas de Petri totalizando 3 mg de amostra em 17 mL de meio por placa. Os testes com as antraquinonas continham 1 mg de amostra em 17 mL de meio por placa. Todas as placas foram inoculadas com esferas de 0,8 cm de diâmetro contendo hifas distribuídas homogeneamente, e incubadas a 28° C por 5 dias, após este período o diâmetro das colônias foi determinado em cm e foi calculada a porcentagem de inibição do crescimento. Como controles foram desenvolvidos os seguintes cultivos: Controle-I (controle negativo para inibição), somente em BDA, Controle-II (ação inibitória do DMSO) BDA contendo 0,8 mL de DMSO (ação inibitória do DMSO) e Controle-III (controle positivo para inibição) BDA contendo 0,18 % de Captan. Todos os cultivos foram realizados em triplicata.
RESULTADOS:
Os microrganismos testados cresceram satisfatoriamente em BDA (Controle-I), e o Captan (Controle III) inibiu completamente o crescimento do Botryosphaeria ribis, enquanto que o Botryosphaeria rhodina e o Lasiodiplodia theobromae apresentaram uma porcentagem de inibição de 60,5% e 49,4% respectivamente. O extrato etanólico das folhas apresentou inibição de 43,5%, 21,1% e 33,2% enquanto o das raízes inibiu 34,9%, 14,4% e 0% para os fungos Botryosphaeria rhodina, Botryosphaeria ribis e Lasiodiplodia theobromae respectivamente. A antraquinona emodina inibiu 43,7%, 30,3% e 31,6% enquanto que a fisciona inibiu 36,1%, 16,7% e 11,7% o crescimento dos fungos Botryosphaeria rhodina, Botryosphaeria ribis e Lasiodiplodia theobromae respectivamente.
CONCLUSÃO:
Os extratos avaliados apresentaram atividade frente aos fungos fitopatógenos testados, destacando o extrato etanólico das folhas que apresentou maior atividade, provavelmente devido à presença de triterpenos (taraxerona e simiarenol). As antraquinonas também apresentaram atividade, principalmente a emodina, mostrando o seu potencial para o desenvolvimento de novos produtos direcionados ao controle de pragas da agricultura.
Instituição de Fomento: Capes
Palavras-chave: Coccoloba mollis, antraquinonas, antifúngico.