61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
PREVALÊNCIA DE HIPERTENSOS ASSOCIADOS A FATORES GENÉTICOS OU AMBIENTAIS EM AMOSTRAS DO MUNICÍPIO DE COARI-AM
Ana Mara Oliveira da Silva 1
Any Karoline Bezerra de Alencar 1
Allyson Guimarães da Costa 1
Jefferson Dantas dos Santos 1
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1, 2
1. Instituto de Saúde e Biotecnologia – Universidade Federal do Amazonas, ISB-UFAM
2. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A hipertensão arterial é a patologia mais freqüente entre os adultos e também em número de atendimentos em serviços hospitalares de emergência no Brasil. Estima-se que cerca de 20% da população brasileira acima de 18 anos seja hipertensa, sendo eles 4.239 no estado do Amazonas e 147 na cidade de Coari. Sabe-se que muitos são os fatores de risco para o desenvolvimento da hipertensão arterial e que estes estão atrelados através da combinação de fatores genéticos e ambientais, o que a torna uma doença multifatorial. A cidade de Coari-AM possui aproximadamente 65.222 habitantes e é um município que se encontra em constante desenvolvimento devido à vinda da Petrobras para exploração de petróleo e gás natural. No entanto, apesar de sua evolução socioeconômica, pouco se sabe a respeito da prevalência de hipertensão e sua principal origem diante dos habitantes da cidade. Desta forma este estudo visou verificar entre os hipertensos, alterações no colesterol, triglicerídeos e tabagismo (fatores de risco ambientais) e também a presença de histórico familiar da doença (fator de risco genético), a fim de avaliar quais dos fatores possuem maior interferência para o desenvolvimento desta patologia.
METODOLOGIA:
Foram coletados o material biológico de 200 indivíduos dos 11 bairros do município de Coari, para análise das taxas de colesterol e triglicerídeos. No momento da coleta foi efetuada a aplicação de um questionário com itens referentes à história familiar de doenças cardiovasculares, grau de parentesco e tabagismo, entre outros.
RESULTADOS:
Dentre os 200 indivíduos analisados observou-se que 28 eram hipertensos (14% de hipertensos), entre estes 7 (25% dos casos) apresentam histórico familiar da doença com primeiro grau de parentesco, sendo 1 fumante com colesterol e triglicerídeos alterados e outros 3 indivíduos também com as taxas alteradas de colesterol e triglicerídeos. Quanto aos 21(75% dos casos) que não tinham histórico familiar, 2 são fumantes, 10 apresentaram taxa alterada de colesterol e 7 de triglicerídeos.
CONCLUSÃO:
Nas amostras do presente estudo, os resultados indicam que a Hipertensão é observada em maior freqüência do que a observada em outros estudos. Estes dados revelam que a maior proporção dos indivíduos coarienses hipertensos estudados nesta pesquisa é influenciada por fatores ambientais, principalmente no que se refere à alimentação, dado as altas taxas de colesterol e triglicerídeos observada, em menores proporções encontram-se os participantes com histórico familiar patológico o que indica menor influência de fatores de risco genético entre os indivíduos da população estudada.
Instituição de Fomento: UFAM; LACEN
Palavras-chave: Hipertensos, Doença, Multifatorial.