61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Pimenta pseudocaryophyllus (GOMES) L. R. LANDRUM (MYRTACEAE)
Dayana Lacerda Custódio 1
Bárbara Moriel 2
Jurandir Pereira Pinto 3
Maria Inês Rezende 4
Juliana Feijó Souza Daniel 3
Terezinha de Jesus Faria 3
1. Depto de Biologia Animal e Vegetal/ Universidade Estadual de Londrina/UEL
2. Depto de Microbiologia, Universidade Estadual de Londrina/ UEL
3. Depto de Química, Universidade Estadual de Londrina/ UEL
4. Depto de Bioquímica e Biotecnologia, Universidade Estadual de Londrina/UEL
INTRODUÇÃO:

Os metabólitos secundários têm sido amplamente utilizados pela espécie humana em diversas áreas, como na medicina e no controle de pragas na agricultura.

O gênero Pimenta é amplamente estudado devido a suas propriedades biológicas, dentre as quais a antimicrobiana, observada em Pimenta racemosa var. terebinthina e em Pimenta racemosa var. grisea, antiinflamatória e analgésica, em Pimenta racemosa var. ozua, e hipotensiva em Pimenta dioica.

A espécie Pimenta pseudocaryophyllus (Gomes) L.R. Landrum é utilizada pela população na produção de chás para estados gripais e na culinária para aromatização de doces caseiros. Estudos farmacognósticos das folhas de P. pseudocaryophyllus, mostraram a presença de compostos fenólicos, flavonóides e taninos. Estudos anteriores relatam a presença de óleos essenciais com composições variadas para espécimes de locais diferentes e a atividade antimicrobiana contra Escherichia coli e Candida albicans. Entretanto, não existem relatos na literatura sobre a atividade do óleo contra fungos filamentosos. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo a avaliação da atividade antimicrobiana do óleo essencial das folhas de P. pseudocaryophyllus.

METODOLOGIA:

As folhas de P. pseudocaryophyllus foram coletadas em um fragmento de vegetação, localizado no Município de São Jerônimo da Serra (23°43’30” S e 50°43’47” W). O material testemunho foi depositado no Herbário da Universidade Estadual de Londrina sob número FUEL 43025. O óleo essencial foi extraído a partir das folhas frescas (80g) por hidrodestilação usando o aparelho de Clevenger. Em seguida, o óleo foi extraído da fração aquosa com diclorometano e concentrado em evaporador rotatório.

Para a avaliação da atividade antimicrobiana foi realizado o teste da diluição em ágar com os fungos Botryosphaeria rhodina, Botryosphaeria ribis, Fusarium verticillioides e Laisiodiplodia theobrome, que são fungos prejudiciais à agricultura. O teste de microdiluição foi realizado conforme a norma M7-A6 do National Comittee for Clinical Laboratory Standars (NCCLS), utilizando as bactérias Bacillus subtilis (8272), Staphylococcus aureus (25923), Escherichia coli (25922) e Pseudomonas aeruginosa (27853), e as leveduras, obtidas a partir de isolados clínicos, Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis. 

RESULTADOS:

Em trabalho anterior, foi verificado que o óleo essencial das folhas de P. pseudocaryophyllus possui como componente principal o eugenol (92,59%), apresentando também pequenas quantidades de (E)-cariofileno, metileugenol, terpinen-4-ol e 1,8-cineol.

No presente trabalho, foi verificado que o óleo de P. pseudocaryophyllus apresentou boa atividade nas maiores concentrações contra fungos fitopatógenos, inibindo de 40 a 80% o crescimento de B. rhodina e F. verticillioides e até 40% do crescimento micelial dos demais fungos testados. Entre as bactérias testadas, a P. aeruginosa foi a que apresentou maior resistência, com CIM de 66 mL. mL-1. Para o B. subtilis, E. coli e S. aureus foram obtidos CIMs iguais (17 mL. mL-1). Com relação às leveduras, o óleo essencial foi ativo contra todas as espécies testadas, apresentando CIMs com valores baixos para as três espécies de Candida (4 a 8 mL. mL-1). Em teste preliminar pela autobiografia, foi verificada a atividade do eugenol contra Cladosporium herbarum. Como o eugenol está presente em grande concentração no óleo analisado e considerando a sua conhecida atividade antimicrobiana, tudo indica que este composto é também o responsável pela atividade contra os fungos, as bactérias e as leveduras testados.

CONCLUSÃO:
 

O óleo essencial das folhas de P. pseudocaryophyllus mostrou uma boa atividade contra os microrganismos testados, mostrando tratar-se de uma espécie com potencial para uso no desenvolvimento de fármacos e defensivos agrícolas menos agressivos ao ambiente, uma vez que a espécie contém constituintes químicos de conhecidas atividades biológicas em seu óleo essencial. Este é o primeiro relato da atividade do óleo analisado contra fungos filamentosos.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Pimenta pseudocaryophyllus, óleo essencial, atividade antimicrobiana.