61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 6. Morfologia e Taxonomia Vegetal
ESTUDANDO A BOTÂNICA NO BJ COLÉGIO E CURSO – UMA ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Demetrio de Azevedo Borges da Silva 1
1. Bj Colégio e Curso
INTRODUÇÃO:

O estudo da Botânica é essencial nos diversos anos da escolaridade. A compreensão sobre os vegetais é feita de várias maneiras, uma delas é quando se aproxima a teoria e a prática, para uma contextualização. A investigação de temas relacionados ao estudo dos vegetais representa um olhar diferente no ambiente natural, sendo esta, uma importante estratégia pedagógica usada no estudo da flora, oportunizando a formação de vínculos afetivos dos alunos com o ambiente natural, através de observação e do reconhecimento dos vegetais para as relações ecológicas estabelecidas com os demais seres vivos (BLAUTH & MIGOTTO, 1999; GEVERTZ, 2000). Conhecer as plantas em sua morfologia, classificação, importância ecológica, utilidade para o homem, dentre outros, é de grande relevância para os alunos, uma vez que os levarão a intervir no ambiente escolar. Nesse sentido, este trabalho objetivou desenvolver o espírito investigativo e empreendedor dos alunos, para melhor conhecerem o espaço da escola e os representantes da flora, levando-os a implantação de projetos para a ampliação do espaço arborizado, além de orientar na produção de textos científicos em formato monográficos, sendo, portanto, um exercício de grande relevância à formação básica destes estudantes.

METODOLOGIA:

O Projeto iniciou a partir da observação dos alunos de duas turmas, da 6ª série do Ensino Fundamenta, do espaço escolar, através de uma visita exploratória quando eles tiveram contato com as espécies vegetais que representa a flora do Colégio. Em seguida, foram selecionados os vegetais a serem estudados, dividiu-se as equipes, foi proposto um roteiro do conteúdo para pesquisa nas mais diversas fontes (internet, livros didático, revistas, etc.). O conteúdo envolveu: Botânica, Educação Ambiental, Práticas de Laboratório de Botânica (herborização) e  Metodologia Científica. Foram realizadas visitas ao IPA – Instituto de Pesquisas Agronômicas de PE, para o reconhecimento taxonômico das espécies e preparação das exsicatas. Toda a orientação metodológica para a produção das monografias foi direcionada via internet, e corrigida pelo professor orientador a partir dos e-mails. Após a conclusão da produção do texto, aconteceu uma exposição dos mesmos no ambiente do Colégio para toda comunidade escolar e familiar. Confeccionou-se para cada vegetal estudado uma placa de alumínio contendo impresso: Nome Científico, Nome Popular e Tipo de vegetal, e fixada próxima a cada espécie envolvida, com o objetivo da informação permanecer exposta nos jardins do Colégio.

RESULTADOS:

Durante o projeto era clara a percepção do quanto os alunos se interessavam pelo assunto e conseguiam aprender sobre o que foi proposto em relação à morfologia, fisiologia e taxonomia vegetal, gerando o empreendimento de formularem placas identificadoras para cada espécie estudada. Os resultados das pesquisas realizadas pelos alunos foram organizados em textos digitalizados e enviados por e-mail para correção. Esse exercício favoreceu aos alunos a construção de uma rede de saberes voltados ao domínio da linguagem informatizada, sendo em todo momento, orientado pelo professor mediador a partir dos questionamentos em sala de aula e nas várias situações de visitas ocorridas durante todo o processo. Foi claramente percebido o quanto os alunos aprenderam, pois existiram nas aulas avaliações realizadas continuamente sobre o conteúdo conceitual vivenciado em determinada etapa do projeto. Outro ponto que merece destaque nesses resultados foi a apropriação que os alunos demonstraram ter na produção dos textos científicos, em formato monográficos, sendo estes elementos de composição da biblioteca do Colégio.

CONCLUSÃO:

Ao término desse estudo foi constatado que os alunos de fato tiveram um excelente aprendizado do conteúdo da flora e os seus elementos constitutivos, especialmente estudada no Colégio, além de demonstrarem estar sensibilizados pelas questões relacionadas ao ambiente natural, em especial os vegetais como também resultou na formação de sujeitos multiplicados dos saberes relacionados à Botânica. Por tratar-se de um estudo que priorizou a contextualização da temática, considerando as demandas da flora do ambiente escolar e a possibilidade de intervir nesse ambiente tornando-o mais agradável. Nesse sentido este trabalho proporcionou relevantes contribuições, sendo estas ligadas às questões de cunho científico, social e ambiental o que o torna uma produção ímpar no contexto pedagógico, voltado especificamente para os alunos da  6ª séries da educação fundamental.

Instituição de Fomento: Bj Colégio e Curso
Palavras-chave: Botânica , Taxonomia , Monografia.