61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
Validação de uma tecnologia educativa para mães soropositivas para HIV acompanhadas no Centro de Testagem e Aconselhamento de Santarém, PA
Horácio Pires Medeiros 1
Elizabeth Teixeira 1
Larissa dos Santos Ramos 1
Caroline do Amaral Diniz 1
Caroline Cavalcante 1
1. Universidade do Estado do Pará
INTRODUÇÃO:

 Pesquisas envolvendo seres humanos são muito comuns, porém, poucas são as que têm um retorno para o sujeito pesquisado. As tecnologias educativas são aqui entendidas como quaisquer modalidades produzidas, utilizados e/ou validadas que sejam mediadoras de uma relação de ensino-aprendizagem entre diferentes sujeitos (professor-aluno, enfermeiro-usuário, etc.). Várias tecnologias para subsidiar o cotidiano cuidativo-educativo da enfermagem podem ser desenvolvidas por profissionais motivados e sensibilizados para a necessidade do ser demandante de cuidado e/ou formação. O objetivo geral deste estudo é validar uma tecnologia educativa produzida para mães soropositivas para o HIV com vistas ao retorno à população.

METODOLOGIA:

 Fase 1: pesquisa qualitativa com mães soropositivas para o HIV atendidas no serviço de referência de Santarém com o método de história de vida, que permitiu maior aproximação com as mães, dando-se ênfase às experiências e definições vividas e interpretadas por elas próprias. Com base nos resultados, foi elaborada uma tecnologia educativa, intitulada “Para Você, Mãe”. Fase 2: pesquisa de validação com juízes e mães soropositivas para o HIV, por meio de um questionário. Todas as fases seguiram as normas de ética para pesquisas com seres humanos.

RESULTADOS:

 Fase 1: Verificou-se que a vida das mães soropositivas para o HIV é um grande desafio, tendo que enfrentar a sociedade e até mesmo a própria família para criar seus filhos. Constataram-se apreensões, expectativas e inúmeros sentimentos. Fase 2: Constatou-se que a atuação do profissional de saúde junto a estas mães é imprescindível, fornecendo apoio, informando e colaborando para que tenham qualidade de vida. A tecnologia educativa foi validada, recebeu inúmeras contribuições e acréscimos, e será agora encaminhada à coordenação do CTA de Santarém para reprodução e entrega às mães.

CONCLUSÃO:

 Concluiu-se que a validação de tecnologias educativas subsidiando o agir cuidativo-educativo da enfermagem é relevante na medida em que são participativas e inclusivas, permitindo que especialistas e o próprio público-alvo da ação educativa possam se manifestar sobre conteúdo, consistência, coerência e linguagem do material educativo.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Educação em Saúde, Tecnologia Educativa.