61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 5. Zoologia Aplicada
A RELAÇÃO PESO-COMPRIMENTO E O FATOR DE CONDIÇÃO (KN) DO PIRARUCU Arapaima gigas SCHINZ, 1822 (ARAPAIMIDAE) EM PISCICULTURA NA AMAZÔNIA CENTRAL
Cleusa Suzana Oliveira Araújo 1, 2
Marcos Tavares-Dias 3
Ana Lúcia da Silva Gomes 2
Sanny Maria Sampaio Andrade 2
Gabriela de Moraes Viana 2
Antonia da Silva Hipy 2
1. Universidade do Estado do Amazonas, Escola Normal Superior Av. Djalma Batista,
2. Centro Universitário Nilton Lins (UNINILTONLINS), Laboratório de Zoologia Aplic
3. Embrapa Amapá. Rodovia Juscelino Kubitschek, km 5, N° 2600, 68903-419, Macapá,
INTRODUÇÃO:

A relação peso-comprimento (W=a·Lb) e o fator de condição relativo (Kn) foram estimados para Arapaima gigas (Osteoglossiformes, Arapaimidae) cultivados em piscicultura semi-intensiva da na Amazônia central, Estado do Amazonas, Brasil. O pirarucu é uma espécie endêmica da bacia amazônica que chega a medir 3 m de comprimento e a pesar 200 Kg de massa corporal. É uma das espécies brasileira que apresenta as melhores perspectivas para a criação em qualquer modalidade na Amazônia. A relação peso-comprimento é uma importante ferramenta usada frequentemente nos estudos de biologia pesqueira, ecologia de diferentes espécies peixes e estado fisiológico. Pode ser usada ainda para avaliar o grau de bem estar ou de higidez das espécies através do fator de condição, que pode refletir condições nutricionais recentes, gastos das reservas, infecções parasitárias e outros. Esse índice pode indicar o período reprodutivo da espécie, períodos de alterações alimentares e de acúmulo de gordura, assim como mudanças sazonais nas condições do ambiente. Diante disso, o objetivo desta pesquisa foi o de verificar a equação da relação entre peso e comprimento e estabelecer o fator de condição do pirarucu criado em cativeiro.

METODOLOGIA:

Um total de 280 espécimes de Arapaima gigas (alevinos, juvenis e jovens) foram coletados de uma piscicultura semi-intensiva no município de Manacapuru, Estado do Amazonas, Brasil, no período de fevereiro de 2007 a novembro de 2008, para análises biométricas. Os peixes provenientes de desovas naturais na piscicultura foram previamente treinados para receber ração balanceada para carnívoros. De cada peixe foi pesado (g) e medido em comprimento padrão (cm) com auxílio de um ictiômetro. De posse desses dados foi calculado o fator de condição e a relação peso-comprimento. Para calcular a relação-comprimento foi usada a equação Pt=aCb, ond Pt é o peso total em gramas  e C o comprimento padrão (Cp) em cm, a e b são constantes. Estas constantes foram estimadas pela regressão linear da equação transformada: W=log a + b x log L. O nível de significância de r foi estimado e o valor de b testado através do teste t para saber se b=3. O fator relativo de condição calculado e testado com o padrão Kn=1.00, por meio do teste t de Student, a 5% de probabilidade.

 

 

RESULTADOS:

O comprimento padrão variou de 5,3 a 136 cm e o peso total de 5,9 a 62.000 g. A equação relação peso-comprimento mostrou crescimento do tipo isométrico, com valor da constante de regressão (b) igual 3,068. O Kn variou de 0.811 a 1.170, com média de 1.007 ± 0.059. A equação que descreve essa relação é Pt=0,0077Cp3.068.A análise do diagrama de dispersão da relação Kn-comprimento padrão mostra que apesar do aumento do comprimento do peixe, o Kn manteve-se constante, como o esperado.

CONCLUSÃO:

Esses resultados indicam boas condições de higidez nas condições de cultivo, pois quanto maior os valores do Kn melhores são as condições de bem-estar dos peixes no ambiente. A equação da relação peso-comprimento demonstrou crescimento do tipo isométrico, indicando um incremento de peso e comprimento na mesma proporção, o que teoricamente é o ideal para peixes, principalmente em cultivo. Em resumo, os resultados deste estudo fornecem valores biométricos de referências pirarucu A. gigas de cultivo semi-intensivo e poderão servir de comparação com dados dessa espécie em outras situações de cultivo, bem como em ambiente natural.

Instituição de Fomento: CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. PPG7- Proc. 57108/2005-5 e CT-AM - Proc. 5554058/2006-5.
Palavras-chave: Fator de condição, pirarucu, isometria.