61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria
A RECEPÇÃO NOS VOOS INTERNACIONAIS NO AEROPORTO INTERNACIONAL DO RECIFE / GUARARAPES – GILBERTO FREYRE: O OLHAR DOS TURISTAS.
André Luís José da Silva 1, 2
Ângela Soares de Araújo 1
1. Faculdade Maurício de Nassau
2. CEFETPE
INTRODUÇÃO:

Não há como não reconhecer a importância da expansão do mercado turístico nacional para o desenvolvimento econômico-financeiro-social do país. COOPER (2001) afirma que a disparada do turismo nas últimas décadas do século XX e início do século XXI é fruto de uma ampla teia que envolve novas dimensões nas áreas das comunicações e principalmente do transporte aéreo mundial decorrentes da internacionalização das economias. Para PALHARES (2001), num aeroporto o processo de recepção turística deve obedecer a critérios bem definidos, de modo que a sua operacionalização não provoque nos turistas antipatia pela localidade antes mesmo de usufruírem da totalidade de seus serviços e atrativos turísticos. Este trabalho é resultado de uma análise do processo de recepção dos voos internacionais na visão dos passageiros desembarcados entre 1º a 15 de julho de 2008. A questão principal foi verificar como se encontra este processo e como se realiza sua operacionalização na percepção dos passageiros estrangeiros. Assim, este trabalho ao versar sobre a recepção de turistas estrangeiros na cidade do Recife presta uma colaboração para o aprimoramento do turismo na região, pois, o Recife é destino para turistas de diversos países do mundo, conforme dados da EMBRATUR.

METODOLOGIA:

Neste estudo, foram aplicados de forma combinada, os delineamentos das pesquisas exploratórias e descritivas, tendo como método o estudo de caso. Essa pesquisa foi dividida em duas partes: a primeira procurou levantar os dados relativos à estrutura e operacionalização do processo de recepção de voos internacionais, e não foi aplicada nenhuma amostragem, pois para a coleta destes dados foram aplicadas as técnicas de análise documental e a observação direta. A segunda parte procurou, por sua vez, levantar os dados para medir o nível de satisfação dos turistas que utilizam o desembarque internacional, usando para coletar os dados dos passageiros dos diversos voos. Nesta etapa, a população pesquisada foi composta por uma amostra probabilística de 1208 turistas distribuídos ao longo dois meses, que correspondem aproximadamente a 20% do total de passageiros estrangeiros que desembarcaram na cidade do Recife no período de 1º a 15 de julho de 2008. Os passageiros brasileiros do total dos voos foram descartados para efeito de formação da amostra. As entrevistas semi-estruturadas utilizaram um roteiro de perguntas e foram realizadas nos horários de chegada de cada voo, sempre no final do processo de desembarque dos turistas estrangeiros.

RESULTADOS:

A partir da pesquisa traça-se o seguinte perfil: a maioria é do sexo masculino, com idade entre 31 e 40 anos, ganha por mês entre 10 e 15 mil reais, a principal ocupação apresentada é profissional liberal, o principal país de origem é Portugal e a principal motivação de viagem é lazer. A maioria dos turistas achou que apesar de existir ar refrigerado funcionando, esse item gerou um grande número de reclamações, pois a temperatura do espaço para desembarque não se encontra dentro do padrão europeu. Quanto ao espaço do receptivo internacional, este não foi planejado para receber dois voos no mesmo horário, quando este fato acontece os passageiros são obrigados a esperar no primeiro andar, pois a sala de desembarque não comporta mais de 200 pessoas. Portanto, esta falta de planejamento pode vir a prejudicar o bom andamento do turismo internacional da cidade do Recife. Apesar de existir um maior número cabines da Polícia Federal, em relação ao terminal antigo, inclusive adaptadas para portadores de deficiência física, não existe efetivo suficiente para ocupá-las, o que provoca lentidão no atendimento e, em alguns momentos, tumultos, levando os turistas a reclamarem substancialmente das condições do atendimento, principalmente para os turistas que estão em conexão para outros estados.

CONCLUSÃO:

Os resultados permitiram concluir que apesar da construção do novo aeroporto, o processo de desembarque de voos internacionais, ainda se encontra carente de melhorias, tanto de ordem física, como de pessoal, comprometendo sensivelmente a prestação do serviço de recepção do referido aeroporto. Não se pode generalizar como negativa a estrutura do receptivo internacional, pode-se citar que a instalação de um berçário contribuiu muito para apoiar mães com filhos. A melhoria da iluminação tornou o ambiente muito mais agradável e confortável. A construção de banheiros e bebedouros especiais destinados a portadores de deficiência física é digna de aplausos, a instalação do balcão exclusivo para extravio de bagagens, fato bastante comum no aeroporto do Recife, tem ajudado no atendimento dos passageiros que tiveram problemas de bagagem. Não poderia também deixar de ser registrado que a instalação de telas com indicação dos horários dos voos, no ambiente do receptivo, foi um ponto positivo. O receptivo precisa atender as pessoas em sua melhor condição possível, para transformar o ciclo de visitação turística da cidade do Recife num produto turístico eficiente, ou seja, num roteiro de concretização de sonhos, pois a primeira imagem marca muito a impressão final de um atrativo turístico.

Palavras-chave: turismo, aeroporto, qualidade.