61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
IMPORTÂNCIA DA Interação Teoria e Prática no Ensino de Ciências e Alternativas para o Estudo da Micologia sem Laboratório
Rafaelle Maria Paz Nepomucena 1, 2
Natália Martins da Silva 1, 2
Lucilene da Silva Paes 1, 3
1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas - CEFET/AM
2. Aluna Mestrado
3. Orientadora
INTRODUÇÃO:

Com o avançar das técnicas laboratoriais e computacionais o número de informações geradas cresce em uma velocidade nunca vista. Por outro lado, os índices da educação básica no país estão longe de alcançar os níveis desejáveis. Desta forma, é de suma importância estudos objetivando-se melhorar as técnicas de ensino e aprendizagem a fim de tornar este processo mais rápido e eficiente para que o aluno consiga assimilar a maior parte dos conteúdos a ele transmitidos. Neste contexto o presente estudo objetivou fazer uma análise dos métodos didáticos hoje empregados pelos professores de ensino fundamental e elaborar um manual de aulas práticas, que exploram o tema micologia, possíveis de ser executadas com poucos recursos e sem a necessidade do uso de laboratório. Desta maneira, foi possível comprovar através de resultados concretos a importância de unir a teoria com a prática com a finalidade de melhorar a assimilação dos conteúdos didáticos e ainda atender a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (L.D. B) que prevê um ensino que facilite a interação entre a teoria e a prática.  O estudo foi realizado em duas escolas públicas da cidade de Manaus e os alunos submetidos à pesquisa pertenciam  a seis turmas do sétimo ano do ensino fundamental.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas da cidade de Manaus, uma na zona leste e uma da zona norte. Em ambas o estudo foi realizado com 30 alunos de três turmas do sétimo ano do ensino fundamental, totalizando 180 alunos. A técnica estatística empregada foi a de amostragem casual simples não tendenciosa, na qual 90 alunos de cada escola foram divididos em três turmas por sorteio. A primeira turma recebeu uma aula teórica (T1), a segunda uma aula prática (T2) e a terceira uma aula reunindo teoria e prática (T3).  Após cada aula foram aplicados questionários individuais constituídos por dez questões, sendo cinco objetivas e cinco discursivas a fim de medir em porcentagem a quantidade de conteúdo absorvido por cada grupo T1, T2 e T3. A mesma metodologia foi repetida para as duas escolas. Em paralelo, foi realizado um estudo acerca dos conteúdos didáticos referentes ao sétimo ano do ensino fundamental e constatou-se que um dos temas mais carentes em práticas de fácil execução é o estudo do reino dos fungos. A fim de minimizar este problema e criar novas alternativas para o ensino de ciências foi elaborado um manual de aulas práticas com a temática micologia a fim de tornar possível a execução de práticas mesmo em escolas sem laboratório e que não dispõem de muitos recursos.

RESULTADOS:

Constatou-se através da análise estatística dos dados que em ambas as escolas as piores médias foram dos alunos que receberam somente a aula teórica (T1), os quais obtiveram uma média de 51% de acerto nos questionários. Já os alunos que tiveram a interação teoria e prática (T3) obtiveram 76% de acerto e os alunos submetidos somente a prática (T2) tiveram uma média de 53,5% de acertos. A análise estatística buscou ainda fazer um comparativo entre as médias obtidas pelos alunos de diferentes zonas da cidade uma vez que se trata de zonas com realidade socioeconômica diferentes. Este comparativo mostrou que os alunos da zona norte obtiveram notas 8% superiores em relação aos alunos da zona leste. Ainda que a importância da interação entre teoria e prática seja evidente, a falta de laboratório e recursos destinados para o ensino de ciências é uma realidade que atinge a maioria das escolas do país. A fim de criar alternativas para minimizar este problema durante a pesquisa foi elaborado um manual de aulas práticas que podem ser aplicadas sem a necessidade de laboratório e com a utilização de pouco material de consumo.

CONCLUSÃO:

Conforme o exposto deve-se destacar que o método excessivamente teórico hoje empregado para o ensino de ciências pode estar contribuindo para o baixo nível de rendimento dos alunos. Tal fato pode ser comprovado através da análise do nível de aproveitamento dos alunos durante as pesquisas.  Diversos estudos já apontam a extrema importância de interagir teoria e prática. Porém, o que ainda se observa hoje é uma metodologia excessivamente teórica que se deve a diversos fatores, sendo o predominante entre eles a falta de laboratório e material para a execução de práticas.  O presente estudo trouxe em meio aos seus resultados um manual de aulas práticas que podem ser executadas com poucos materiais e sem a necessidade de laboratório para a execução. O estudo dos fungos que é um dos mais carentes de práticas simples apesar de fazer parte do conteúdo pertencente ao componente curricular do sétimo ano do ensino fundamental, com a utilização deste manual evitaria  problemas na aprendizagem. Esta pesquisa visa assim minimizar com o manual este problema. Desta forma, podemos reduzir os problemas gerados pela falta de infra-estrutura e tornar possível unir a teoria e prática mesmo em locais com poucos recursos a fim de melhorar o nível de aprendizagem do aluno.

Palavras-chave: Teoria, Prática, Micologia.