61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE BIOLÓGICA DE ALGUNS EXTRATOS NATURAIS SOBRE ENTEROCOCCUS FAECALIS  
Bruna Caroline Monteiro Alencar 1
Juliana Mesquita Vidal Martínez de Lucena 1
Lucilene da Silva Paes 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
INTRODUÇÃO:

A busca de novas substâncias com propriedades antimicrobianas vem se intensificando a cada dia, dado o número cada vez maior de microrganismos que apresentam resistência aos antibióticos usuais. Enterococcus faecalis é um coco Gram (+) com grande habilidade de adquirir resistência a antimicrobianos e transferi-la a outras bactérias através de plasmídeos. O presente trabalho teve como objetivo investigar a atividade antimicrobiana de extratos hidroalcóolicos de Eupatorium ayapana, Cymbopogon citratus, Morus sp., Piper hispidum, Kalanchoe pinnata, e Pedilanthus sp.

METODOLOGIA:

Microorganismo: Foi utilizada a cepa padrão de E. faecalis (ATCC 29212).

Espécies vegetais: Foram selecionadas segundo critério de indicações populares para tratamento de doenças infecciosas. Todas as amostras foram coletadas de hortas domésticas da zona urbana de Manaus, e as exsicatas depositadas no herbário do IFAM.

Obtenção dos extratos: Extratos hidroalcóolicos foram obtidos por maceração de folhas frescas na proporção de 10g:20ml de álcool a 70% e armazenados em frascos âmbar à temperatura ambiente por períodos de 7 e 14 dias. Decorrido esse período, o material foi filtrado para proceder à etapa seguinte de testes biológicos.

Teste de atividade biológica: Disco-difusão: 100l de suspensão de E. faecalis foram inoculados sobre ágar Mueller-Hinton, e discos de filtro estéreis embebidos nos extratos de 7 e 14 dias foram depositados sobre o mesmo. Os resultados foram medidos quanto à formação ou não de halos de inibição. Teste de Diluição: 20 tubos contendo 5ml de suspensão de E. faecalis em caldo BHI, receberam diferentes alíquotas de extratos de 14 dias: 0,1; 0,25; 0,5; 1 e 2 ml. Um tubo foi mantido como controle positivo. Além da inspeção visual da turbidez após 24 horas, foi realizada a contagem de células utilizando câmara de Neubauer para determinar o número de bactérias por mililitro.

RESULTADOS:

Foram observados halos inibitórios nas amostras dos extratos de 7 e 14 dias de P. hispidum, K. pinnata, Morus sp., e Pedilanthus sp. Amostras de E. ayapana e C. citratus apresentaram halos de inibição somente nas amostras de 14 dias. Em todos os casos, houve formação de halos totalmente límpidos, indicando inibição total. O teste de diluição resultou em inibição do crescimento bacteriano proporcional ao aumento da concentração para os extratos de P. hispidum, K. pinnata, Morus sp e Pedilanthus sp. Nas suspensões contendo K. pinnata, Morus sp e Pedilanthus sp foi observado fenômeno de aglutinação celular, reduzindo drasticamente o número de células por campo. Enquanto o número de células do controle positivo foi de Log 8, nas amostras onde houve aglutinação o número de células foi próximo a zero.

CONCLUSÃO:

Os resultados sugerem a presença de substâncias bioativas contra E. faecalis e confirmam a ação antimicrobiana resultante do preparo de macerações segundo costumes populares. Indica-se a necessidade de isolamento e identificação dos constituintes ativos através de estudos fitoquímicos, e reforça-se a importância dos produtos naturais como fonte de descoberta de novos medicamentos com propriedades antimicrobianas.

Instituição de Fomento: FAPEAM – Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas.
Palavras-chave: E. faecalis, antimicrobianos, plantas medicinais.