61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
PERFIL DA QUALIDADE DA ÁGUA SUBTERRÂNEA DE POÇOS TUBULARES NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM, PARÁ, BRASIL
Giovania Carvalho Araujo 1
José Reinaldo Pacheco Peleja 1
1. Universidade Federal do Pará, Campus de Santarém/UFPA
INTRODUÇÃO:
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), água potável é aquela que apresenta aspecto límpido e transparente, não apresenta cheiro ou gosto objetável, não possui nenhum tipo de microorganismo que possa causar doenças no ser humano e não contém nenhuma substância em quantidades que possam causar qualquer tipo de dano à saúde humana. Para certificar que a água é apropriada para o abastecimento público compara-se os resultados das análises com os padrões pré-estabelecidos, os quais são Valores Máximos Permissíveis (VMP) da concentração de certas substâncias presentes na água. (SAMA, 2008). A necessidade de se manter um controle de qualidade das águas destinadas ao consumo humano, realizando análises físico-químicas e biológicas periodicamente para verificar eventuais mudanças que podem ocorrer com o uso dos poços e manter assim a potabilidade da água, é crucial. Este trabalho visa analisar a variação do fósforo total, nitrato e ocorrência de coliformes totais e outros parâmetros indicativos da qualidade de água em amostras de 18 poços localizados na área urbana do município de Santarém, Pará.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado na área urbana da cidade de Santarém, situada entre as coordenadas geográficas 02˚ 25’ 30’’ S 54˚ 42’ 50’’ WO. Dezoito poços com profundidades variando de 6 a 290 metros foram selecionados e distribuídos por 16 bairros da zona urbana do município de Santarém. Alguns dos poços foram selecionados de forma intencional, no sentido de investigar a evolução das concentrações de determinados parâmetros estudados por TANCREDI (1996) há 12 anos. Os parâmetros analisados foram pH (pHmetro de bancada da marca OAKTON), TDS, condutividade elétrica, temperatura,(condutivímetro da marca Corning), turbidez total ( turbidimetro de bancada da marca Smart), nitrato (colorímetro de bancada da marca Smart), fósforo total (espectrofotômetro de absorção molecular) e colimetria (método da membrana filtrante, Endo Agar). Todas as análises estatísticas foram processadas no Programa Computacional Statistica Versão 6.0 (Zar, 1984; Ayres et al., 2000). Para verificar as possíveis correlações dos parâmetros físico-químicos entre si e destes com a profundidade, utilizou-se uma matriz de correlação de Pearson. A influência da profundidade dos poços sobre os parâmetros de qualidade da água foi interpretada através de regressão linear múltipla (Zar, 1984; Ayres et al., 2000).
RESULTADOS:
Para a maioria dos parâmetros estudados os resultados das análises físico-químicas não divergiram dos padrões recomendados pela Portaria 518 do Ministério da Saúde. Apenas a turbidez e o pH estiveram em desacordo com os valores máximos permitidos pela Portaria, sendo que o pH ficou abaixo do valor mínimo estabelecido. Os poços localizados em aqüífero livre, analisados em 1996 por TANCREDI após 12 anos, apresentaram valores de condutividade registrado no presente estudo, acrescidos em um fator de 1,5 (29,8 µS/cm), 1,3 (34,4 µS/cm) e 3,8 (87,3µS/cm). As concentrações de nitrato variaram de 0,06 (P1) a 8,3 mg/L (P10), com média de 2,0 mg/L. Quanto às concentrações de fósforo total na água subterrânea, estas variaram de 0,0022 mg/L a 0,0203 mg/L. Somente os parâmetros condutividade e TDS apresentaram correlações com a profundidade dos poços sendo os coeficientes de correlação negativos r= -0.50, para os dois parâmetros, porém apresentaram correlação positiva com o nitrato. O fósforo total correlacionou-se positivamente com a turbidez e coliformes totais, os quais apresentaram correlação positiva também com a turbidez. Dos 18 poços estudados, 16 apresentaram ocorrência de coliformes totais, sendo que desses em 2 registrou-se a presença de Escherichia coli.
CONCLUSÃO:
Com exceção da turbidez e do pH, os quais apresentaram valores superiores ou abaixo, respectivamente, do limite pré estabelecido pela Portaria 518/2004, os parâmetros físico-químicos analisados não se encontraram em desacordo com os valores máximos permissíveis pela referida Portaria. Dos 18 poços analisados, 16 apresentaram coliformes totais e destes, dois apresentaram coliformes fecais, sendo necessárias medidas corretivas e preventivas para evitar riscos à saúde das pessoas que fazem uso desta água, além de tentar prevenir uma contaminação extensa do lençol subterrâneo. As variáveis TDS e condutividade elétrica se correlacionaram negativamente com a profundidade dos poços, e positivamente com o nitrato. Já a turbidez se correlacionou positivamente com o fósforo total e coliformes totais, e o fósforo apresentou correlação positiva com a presença de coliformes totais. A conscientização da população sobre a conservação da qualidade do manancial subterrâneo é a principal medida a ser adotada para prevenir a degradação deste recurso hídrico no futuro.
Palavras-chave: Agua subterrânea, Poço, Coliformes.