61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: INSTRUMENTO DE MOBILIZAÇÃO E CRÍTICA SOCIAL
Silvana Paula de Souza São Marco 1
Agda Colossal Magalhães 1
Lílian Carvalho Lima 1
Eliana Pereira dos Santos Oliveira 1
Léia Espírito Santo 1
João Vilhete Viegas d’Abreu 2
1. Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura Municipal de Hortolândia
2. Núcleo de Informática Aplicada a Educação – NIED/UNICAMP
INTRODUÇÃO:

No contexto do projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola – TIME, surgiu a preocupação de encontrar respostas no campo da pedagogia à inserção crítica do homem brasileiro no processo de desenvolvimento comunicativo. Articulou-se o letramento, as mídias e o currículo escolar na prática pedagógica. Teve-se o entendimento do fenômeno do letramento como sendo um processo de compreensão e uso adequado da língua às funções e objetivos da comunicação e informação. Como resultado obteve-se experiências de um trabalho que está sendo realizado com crianças de escola pública, na Secretaria Municipal de Educação - SME da Prefeitura de Hortolândia – SP. A partir do conhecimento adquirido dessas experiências com as mídias foi oferecido a estas crianças uma ferramenta significativa para a construção do conhecimento e formação de cidadãos conscientes no momento em que vivem a difusão tecnológica.

 

METODOLOGIA:

A metodologia de pesquisa insere-se na abordagem pesquisa-ação, tendo como eixo a reflexão da prática pedagógica, a formação continuada e o ensino aprendizagem. A partir do repensar das práticas escolares inseriu-se uma nova ferramenta no currículo, com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita. O aluno tornou-se mais familiarizado com as mídias o que fomentou seu interesse pela pesquisa on-line tendo por resultado a sua própria produção. Tais mídias são entendidas como inspiradoras de desafios, geradoras da reflexão, informação e formação de discursos dos envolvidos no processo. A interação com as tecnologias proporcionou um ambiente onde a criança está a frente do processo de pensar e produzir comunicação, tendo consciência da sua realidade social. Para realização dos trabalhos fez-se uso dos recursos materiais: sala multimídia com 18 computadores, impressora laser, 18 webcam, câmera fotográfica digital, um televisor 32”, Internet, Softwares (movie maker, HágaQuê, Rádioweb); Recursos humanos: Equipe de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Prefeitura Municipal de Hortolândia, alunos detentores de bolsa trabalho, gestores da escola.  Realização de reuniões com os pesquisadores duas vezes por semana na escola. 

RESULTADOS:

O repensar da prática pedagógica e os novos caminhos trilhados pelo projeto trouxeram resultados como: contribuição no trabalho em equipe do grupo, maior autonomia e segurança no uso do computador, câmera de vídeo, máquinas fotográficas digitais, dentre outros equipamentos, intercambio dos conhecimentos entre educador e educando e, desenvolvimento do potencial comunicativo e produtivo.

 

 

CONCLUSÃO:

Se antes os envolvidos no processo eram atraídos apenas pela interatividade e instantaneidade das mídias, agora são envolvidos pelas ferramentas e recursos que estas proporcionam na formação de crianças leitoras, pesquisadoras e produtoras de conhecimento. O estudo com as mídias contribui para a inclusão digital e garante o “... direito das classes populares de participar dos debates em torno de um projeto de mundo.” (FREIRE, 2000, 23). A relação ensino/aprendizagem entre professor/aluno e aluno/aluno, colabora para a formação da auto-estima e de um ambiente colaborativo.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo – FAPESP
Palavras-chave: Mídias, Letramento, Cidadania.