61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
AVALIAÇÃO DE ESCOLARES PRÉ-IDENTIFICADOS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 8 ANOS.
GIL Eannes Pereira Machado Junior 1
LUCIO Fernandes Fereira 1
1. Centro Universitario Nilton Lins
INTRODUÇÃO:
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um fenômeno que apresenta características de uma grande complexidade. Aspectos como origem, formas de manifestação, conseqüências, como se desenvolve, e tratamento são itens que corroboram para torná-lo complexo. Estima-se que 15% da população infantil, entre as idades de 6 a 12 anos, apresentem transtornos motores. A Associação Americana de Psiquiatria (APA) define o fenômeno como a falta de coordenação motora que interfere em suas atividades diárias e em suas realizações escolares, não tendo ligação com nenhum problema médico de ordem neurológica. Esta pesquisa que se encontra na fase de análise dos dados tem por objetivo avaliar a coordenação motora de crianças escolares na faixa etária de 7 a 8 anos de idade, previamente identificadas com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC).
METODOLOGIA:
A amostra foi composta de 80 crianças, sendo 35 meninas e 45 meninos, na faixa etária de 7 a 8 anos de idade. A coleta de dados envolveu escolares da rede municipal de ensino pertencentes a quatro escolas da cidade de Manaus. Como instrumento foi utilizado o Teste de Coordenação Motora KTK – Koperkoordination test fur Kinder – (Schilling & Kiphard, 1974) que é composto de quatro tarefas: trave de equilíbrio (EQ); saltos monopedais (SM); saltos laterais (SL); e transferências sobre plataformas (TP).
RESULTADOS:
A análise dos resultados, fase em que se encontra esta pesquisa, é baseada na transformação dos valores brutos obtidos em valores de quociente motor (QM) conforme orientações do manual do Teste KTK.
CONCLUSÃO:

No caso da confirmação da presença de transtornos motores nas crianças avaliadas, tanto a escola quanto aos familiares serão orientados quanto a forma de lidarem com tal situação, bem como, a possível inserção dos sujeitos em um programa de intervenção.

Instituição de Fomento: Centro Universitario Nilton Lins
Palavras-chave: Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Teste KTK, Avaliação Motora.