61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação |
AVALIAÇÃO DE ESCOLARES PRÉ-IDENTIFICADOS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO NA FAIXA ETÁRIA DE 7 A 8 ANOS. |
GIL Eannes Pereira Machado Junior 1 LUCIO Fernandes Fereira 1 |
1. Centro Universitario Nilton Lins |
INTRODUÇÃO: |
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um fenômeno que apresenta características de uma grande complexidade. Aspectos como origem, formas de manifestação, conseqüências, como se desenvolve, e tratamento são itens que corroboram para torná-lo complexo. Estima-se que 15% da população infantil, entre as idades de |
METODOLOGIA: |
A amostra foi composta de 80 crianças, sendo 35 meninas e 45 meninos, na faixa etária de |
RESULTADOS: |
A análise dos resultados, fase em que se encontra esta pesquisa, é baseada na transformação dos valores brutos obtidos em valores de quociente motor (QM) conforme orientações do manual do Teste KTK. |
CONCLUSÃO: |
No caso da confirmação da presença de transtornos motores nas crianças avaliadas, tanto a escola quanto aos familiares serão orientados quanto a forma de lidarem com tal situação, bem como, a possível inserção dos sujeitos em um programa de intervenção. |
Instituição de Fomento: Centro Universitario Nilton Lins |
Palavras-chave: Transtorno no Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Teste KTK, Avaliação Motora. |