61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A Importância dos Principais Mecanismos Cerebrais Relacionados à Melhoria da Aprendizagem e sua Aplicação ao Ensino DE Ciências E BIOLoGIA
Natália Martins da Silva 1, 2
Rafaelle Maria Paz Nepomucena 1, 2
Lucilene da Silva Paes 1, 3
1. Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas – CEFET-AM
2. Aluna Mestrado – Universidade do Estado do Amazonas
3. Orientadora
INTRODUÇÃO:

Recentemente, tem-se pesquisado muito sobre os mecanismos cerebrais relacionados à aprendizagem, porém muitos profissionais da área de educação não possuem ainda este conhecimento, e muitos outros não sabem utilizá-lo como ferramenta didática. Fato grave, uma vez que o entendimento do funcionamento cerebral auxilia e muito o professor no planejamento de suas aulas e na escolha das atividades mais adequadas para um aperfeiçoamento no processo de ensino e aprendizagem. Portanto, o objetivo deste trabalho foi: Sistematizar o estudo dos principais mecanismos cerebrais que agem como fatores motivacionais auxiliando assim no processo de ensino-aprendizagem, tornando possível a aplicação de tais conhecimentos ao ensino de ciências e biologia (através da elaboração de um manual de aulas práticas, experimentos e estratégias didáticas) e ainda aplicar questionários com a finalidade de avaliar o grau de conhecimento de um grupo de professores de ciências e biologia no que se refere aos mecanismos cerebrais relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, e a opinião dos mesmos sobre a importância da utilização de estratégias didáticas como ferramenta para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem.

METODOLOGIA:

A pesquisa teve inicio com um levantamento bibliográfico. Os principais temas pesquisados foram: Psicologia da educação, Psicologia do desenvolvimento, Neuropedagogia, Neurobiologia, Neurofisiologia, Neurodidática, e as obras dos principais teóricos educacionais, tais como: Jean Piaget (1996), Paulo Freire (1997), Vigotsky (2000) entre outros. Na segunda fase, houve a aplicação do questionário de pesquisa. Este foi destinado a professores de ciências, e constituiu-se de nove questões, sendo cinco delas fechadas e quatro abertas e estas focaram os seguintes aspectos: nível de conhecimento dos professores sobre os mecanismos cerebrais relacionados ao processo de aprendizagem e freqüência, dificuldades para a realização de aulas práticas e o método estatístico de amostragem casual simples não tendenciosa  que foi utilizado para a escolha destes profissionais, totalizando 38 professores. O manual foi organizado em duas partes: a primeira consiste em textos simplificados que expõem de forma simples os principais conteúdos referentes aos mecanismos cerebrais relacionados ao processo de aprendizagem e a segunda é um manual de aulas práticas de ciências e biologia organizadas por nível de ensino (fundamental e médio) e série, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais (PCN’s).

RESULTADOS:
Verificou-se que 97% dos professores reconhecem a importância da prática como ferramenta para o ensino, fato que está de acordo com Vasconcelos (2004) que postula que o aluno constrói o seu conhecimento a partir do seu contato com a realidade.  E, este autor acrescenta ainda que existe a necessidade da ação do sujeito sobre o objeto de conhecimento. Porém, 78% dos professores admitem realizar aulas práticas com baixa freqüência. Na investigação do por que desta realidade, constatou-se entre os entrevistados que os dois maiores motivos eram: 1- Ausência de laboratórios de ciências; 2- Carência de livros ou manuais que abordem o tema. Durante a pesquisa observou-se ainda o nível de conhecimento dos professores sobre os mecanismos cerebrais relacionados ao processo de ensino e aprendizagem, onde 98% dos professores reconheceram desconhecer o funcionamento de tais mecanismos. A fim de minimizar estes problemas o presente estudo traz dois manuais como resultado, um contendo aulas práticas possíveis de ser aplicadas em escolas com poucos recursos e sem espaço apropriado, e o outro explicando de forma didática o funcionamento dos mecanismos cerebrais que participam do processo de ensino aprendizagem.
CONCLUSÃO:
A motivação dos alunos para a aprendizagem se dá principalmente através de conteúdos significativos e compreensíveis para eles, juntamente com métodos adequados que são fatores preponderantes na atitude de concentração e atenção dos alunos. Se eles estiverem envolvidos nas tarefas diminuirá as oportunidades de distração e de indisciplina (LIBÂNEO, 2005). Nesta perspectiva, esta pesquisa reúne informações sobre os mais recentes estudos acerca dos principais mecanismos cerebrais que agem como fatores motivacionais, auxiliando assim no processo de ensino e aprendizagem, e traz ainda sugestões sobre como tornar possível a aplicação de tais conceitos ao ensino da Biologia do Nível Médio e Fundamental. Já o manual potencializa a aplicação das técnicas da Neurodidática ao ensino da biologia, e ainda atende ao requisito dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) que defende que “O aluno deve conhecer diferentes formas de obter informações (observação, experimento, leitura de texto, imagem e entrevista), selecionando aqueles pertinentes ao tema biológico em estudo”.
Palavras-chave: Ensino, Ciências, Biologia.