61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo de pré-identificação no ensino fundamental
Roseane Oliveira do Nascimento 1
Lúcio Fernandes Ferreira 1
1. Centro Universitário Nilton Lins
INTRODUÇÃO:
O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é um sério comprometimento no sistema motor que prejudica as habilidades motoras básicas das crianças, afetando assim suas atividades diárias. Essas crianças demonstram ser física e intelectualmente normais, porém, apresentam dificuldades motoras e de aprendizagem. Com isso, tendem ao isolamento e evitam atividades físicas, podendo apresentar baixa percepção de suas competências tanto escolar quanto motoras, alta ansiedade, sedentarismo e doenças hipocinéticas. Esta pesquisa teve como objetivo pré-identificar crianças com TDC.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve como objetivo pré-identificar crianças com TDC. A amostra envolveu 128 crianças, sendo 72 meninas (55,4%) e 58 meninos (44,6%), na faixa etária entre 7 e 12 anos, estudantes da 1ª a 4ª série do ensino fundamental e do projeto acelerar da rede pública municipal da cidade de Manaus. O instrumento utilizado foi a lista de checagem de observação do comportamento motor do teste ABC do mocimento (HENDERSON & SUGDEN, 1992). Os dados foram obtidos em forma de escores e transformados em percentis de acordo com o manual do mesmo teste.
RESULTADOS:
Os resultados permitiram a formação de três grupos conforme o grau de transtorno motor apresentado: G1) Grupo sem transtorno do desenvolvimento da coordenação: 78 crianças (60,9%); G2) Grupo com transtorno do desenvolvimento da coordenação moderado: 47 crianças (37,8%); e, G3) Grupo com transtorno do desenvolvimento da coordenação severo: 3 crianças (1,3%).
CONCLUSÃO:
Assim, concluiu-se que 38,1% das crianças apresentam algum grau de TDC, e ainda, recomenda-se que os grupos 2 e 3 sejam submetidos a uma bateria de avaliação motora.
Palavras-chave: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Lista de Checagem, Teste MABC.