61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL PARA FORMAÇÃO DA ECO-CIDADANIA  
CELSO RICARDIS BRILHANTE DA SILVA 1
CLEUSA SUZANA OLIVEIRA ARAUJO 1, 2, 3
EDINELZA CAMACHO OLIVEIRA 1
MARIA DO PERPETUO SOCORRO RIBEIRO 1
Seanne Cunha Oliveira 1
SILVANA KAROLINE GAMA OLIVEIRA 2
1. Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas – FBN.
2. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
3. Centro Universitário Nilton Lins.
INTRODUÇÃO:

          Partindo do pressuposto que a sociedade contemporânea impõe aos indivíduos para que sejam capazes de enfrentar o ritmo acelerado das mudanças globais e assumam posturas de responsabilidade, com isso, diminuir a degradação acelerada do meio ambiente. Para tanto, é necessário formar indivíduos que não estejam à margem do conhecimento, do desenvolvimento, das ciências e dos problemas do meio ambiente, é nesse momento que se valoriza as ações voltadas para educação. Busca-se, por meio dos conhecimentos gerados dentro dos espaços na educação não-formal, mostrar na prática como o meio ambiente está equilibrado. Este conjunto de aprendizagem tem possibilitado experiências que aumentam a responsabilidade com o meio ambiente e sua preservação. A educação não-formal possibilita espaços propícios, como as visitas a museus e centros de pesquisas, para que ocorra a alfabetização científica. Portanto, o objetivo desta proposta foi o de conscientizar os adolescentes que participam do Projeto Eco-Cidadania da Faculdade Boas Novas, por meio da educação não-formal, da importância de preservar o meio ambiente.

 

METODOLOGIA:

          Em junho de 2008 o projeto Eco-Cidadania teve a participação de 20 adolescentes entre 14 a 16 anos. Foram realizadas duas visitas, uma ao Instituto Nacional de Pesquisas do Amazonas (INPA) e outra ao Museu de Ciências Naturais em Manaus, Amazonas. O INPA vem realizando estudos científicos do meio físico e das condições de vida da região amazônica para promover o bem-estar humano e o desenvolvimento sócio-econômico regional. O Museu de Ciências Naturais possui uma variada coleção de borboletas, insetos e raras espécies de peixes da região, empalhados e em aquários. No INPA os adolescentes andaram pelas trilhas e foram realizadas cinco paradas em pontos estratégicos onde tiveram um breve relato sobre os temas: relações ecológicas entre os animais e entre as plantas, formação da floresta tropical, modo de vida e forma diversas dos seres vivos. No Museu eles anotavam tudo o que chamava atenção e desenharam. Em ambas as visitas eles foram observados pelos monitores, depois foi feito uma discussão qualitativa abordando os pontos colocados por cada um deles.

RESULTADOS:

          No INPA foi observado o crescimento da floresta, observaram vários animais, como macacos, jacarés, tartarugas e o peixe boi. Na Casa da Ciência, pequeno museu dentro do INPA, foi explorado varias curiosidade da fauna e flora. Algumas colocações: “As abelhas da Amazônia não tem ferrão e para se defenderem elas grudam no cabelo, mas produzem mel”. “Na casa da ciência podemos observa varias espécies de animais [...] eu achei muito legal conhecer e saber de tudo isto”. “Eu estou achando este passeio muito legal, além de ter muitas coisas legais e muito importante, como o macaco aranha que vem comer na mão do homem mostrando que possível sim que os seres humanos se de muito bem no convívio a fauna que ele estar inserido”. No Museu de Ciências Naturais os alunos contemplaram e tocaram na fauna local. Um deles desenhou uma borboleta e escreveu: “Essa borboleta e uma bela e pura transmissão de amor, de compaixão, se as pessoas pudessem imaginar o mundo de forma carinhosa, talvez o mundo não estivesse do jeito que está”. Outro desenhou o tambaqui: “E um peixe comestível mais apreciado do estado do Amazonas [...] muitos destes peixes não chegam à fase adulta por conta da pesca predatória temos que tomar cuidado se não as outras gerações não saberão que um dia existiu este tipo de peixe”.

 

CONCLUSÃO:

Analisamos os posicionamentos e desenhos dos alunos e verificamos o cuidado em preservar o meio ambiente. Entendemos que os alunos sabem o que é preservar, cuidar e não degradar o meio que estamos inseridos, pois isto só trará benefícios para toda humanidade. Verificou-se que a cada passo acontecia, nas visitas, uma nova descoberta em que eles jamais esqueceriam, e que com certeza mudaria a forma de ver a sua responsabilidade para com o meio em que nós estamos inseridos. A educação científica realizada em espaços não-formais, incluindo os museus de ciências e os centros de pesquisas apresentam características específicas como a livre escolha, a abordagem não seqüencial, não vinculada a um currículo, entre outras que a diferem do sistema formal de educação. De uma maneira não sistematizada, contribuíram para a educação científica, muitas vezes complementando o trabalho das escolas. Ser cidadão é ser uma pessoa ciente de seus direitos e responsabilidades, portanto através desse projeto buscamos cooperar para a construção de um ser humano integral e pleno, um individuo que sem precisar ser pressionado por uma lei ira cumpri o seu papel como cidadão.

Instituição de Fomento: Faculdade Boas Novas
Palavras-chave: Meio Ambiente , Educação Não-formal, Adolescente.