61ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL PARA FORMAÇÃO DA ECO-CIDADANIA |
CELSO RICARDIS BRILHANTE DA SILVA 1 CLEUSA SUZANA OLIVEIRA ARAUJO 1, 2, 3 EDINELZA CAMACHO OLIVEIRA 1 MARIA DO PERPETUO SOCORRO RIBEIRO 1 Seanne Cunha Oliveira 1 SILVANA KAROLINE GAMA OLIVEIRA 2 |
1. Faculdade Boas Novas de Ciências Teológicas, Sociais e Biotecnológicas – FBN. 2. Universidade do Estado do Amazonas - UEA 3. Centro Universitário Nilton Lins. |
INTRODUÇÃO: |
Partindo do pressuposto que a sociedade contemporânea impõe aos indivíduos para que sejam capazes de enfrentar o ritmo acelerado das mudanças globais e assumam posturas de responsabilidade, com isso, diminuir a degradação acelerada do meio ambiente. Para tanto, é necessário formar indivíduos que não estejam à margem do conhecimento, do desenvolvimento, das ciências e dos problemas do meio ambiente, é nesse momento que se valoriza as ações voltadas para educação. Busca-se, por meio dos conhecimentos gerados dentro dos espaços na educação não-formal, mostrar na prática como o meio ambiente está equilibrado. Este conjunto de aprendizagem tem possibilitado experiências que aumentam a responsabilidade com o meio ambiente e sua preservação. A educação não-formal possibilita espaços propícios, como as visitas a museus e centros de pesquisas, para que ocorra a alfabetização científica. Portanto, o objetivo desta proposta foi o de conscientizar os adolescentes que participam do Projeto Eco-Cidadania da Faculdade Boas Novas, por meio da educação não-formal, da importância de preservar o meio ambiente. |
METODOLOGIA: |
Em junho de 2008 o projeto Eco-Cidadania teve a participação de 20 adolescentes entre |
RESULTADOS: |
No INPA foi observado o crescimento da floresta, observaram vários animais, como macacos, jacarés, tartarugas e o peixe boi. Na Casa da Ciência, pequeno museu dentro do INPA, foi explorado varias curiosidade da fauna e flora. Algumas colocações: “As abelhas da Amazônia não tem ferrão e para se defenderem elas grudam no cabelo, mas produzem mel”. “Na casa da ciência podemos observa varias espécies de animais [...] eu achei muito legal conhecer e saber de tudo isto”. “Eu estou achando este passeio muito legal, além de ter muitas coisas legais e muito importante, como o macaco aranha que vem comer na mão do homem mostrando que possível sim que os seres humanos se de muito bem no convívio a fauna que ele estar inserido”. No Museu de Ciências Naturais os alunos contemplaram e tocaram na fauna local. Um deles desenhou uma borboleta e escreveu: “Essa borboleta e uma bela e pura transmissão de amor, de compaixão, se as pessoas pudessem imaginar o mundo de forma carinhosa, talvez o mundo não estivesse do jeito que está”. Outro desenhou o tambaqui: “E um peixe comestível mais apreciado do estado do Amazonas [...] muitos destes peixes não chegam à fase adulta por conta da pesca predatória temos que tomar cuidado se não as outras gerações não saberão que um dia existiu este tipo de peixe”. |
CONCLUSÃO: |
Analisamos os posicionamentos e desenhos dos alunos e verificamos o cuidado em preservar o meio ambiente. Entendemos que os alunos sabem o que é preservar, cuidar e não degradar o meio que estamos inseridos, pois isto só trará benefícios para toda humanidade. Verificou-se que a cada passo acontecia, nas visitas, uma nova descoberta em que eles jamais esqueceriam, e que com certeza mudaria a forma de ver a sua responsabilidade para com o meio em que nós estamos inseridos. A educação científica realizada em espaços não-formais, incluindo os museus de ciências e os centros de pesquisas apresentam características específicas como a livre escolha, a abordagem não seqüencial, não vinculada a um currículo, entre outras que a diferem do sistema formal de educação. De uma maneira não sistematizada, contribuíram para a educação científica, muitas vezes complementando o trabalho das escolas. Ser cidadão é ser uma pessoa ciente de seus direitos e responsabilidades, portanto através desse projeto buscamos cooperar para a construção de um ser humano integral e pleno, um individuo que sem precisar ser pressionado por uma lei ira cumpri o seu papel como cidadão. |
Instituição de Fomento: Faculdade Boas Novas |
Palavras-chave: Meio Ambiente , Educação Não-formal, Adolescente. |