61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE DAS INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS EM CRIANÇAS INTERNADAS NA PEDIATRIA DO HOSPITAL REGIONAL JOFRE COHEN, PARINTINS, AM.
Ana Paula Mota do Amaral 1
Naimy Farias de Castro 2
1. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO MÉDIO E BAIXO AMAZONAS - CESBAM
2. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA
INTRODUÇÃO:

As Infecções Respiratórias Agudas (IRAS) constituem expressiva parcela da morbidade da população em todo o mundo, destacando-se os países em desenvolvimento. Sua importância decorre de diversos aspectos que incluem, sobretudo, a demanda nos serviços de saúde representada, não só pela expressiva porcentagem nos atendimentos de primeira linha, como também o relevante papel que tais doenças assumem como motivo de internação, sobretudo em crianças. No Brasil, as IRAS e as doenças diarréicas são as principais causas de mortalidade em crianças com menos de cinco anos de idade. O objetivo deste estudo foi analisar a prevalência das internações devido a essas infecções e a que fatores de riscos estão mais relacionadas.

METODOLOGIA:

Foram estudadas 327 crianças internadas na enfermaria pediátrica do Hospital Regional Jofre Cohen (HRJC), no período de maio de 2007 a maio de 2008. O HRJC é um hospital de referência no baixo Amazonas, que presta atendimento a todo o município de Parintins e aos municípios vizinhos. À mãe ou responsável de cada criança foi aplicado um questionário com o objetivo de obter informações relativas à composição familiar, situação socioeconômica, imunização, condições de habitação, fumo passivo, além da sintomatologia apresentada. Todas as entrevistas foram efetuadas de maneira a não interferir com o atendimento normalmente prestado pelo HRJC. Para cada paciente, logo após a alta hospitalar, obtiveram-se do Serviço Médico e Estatístico (SAME) os seguintes dados do prontuário da criança: identificação, procedência e hospitalizações anteriores; antecedentes familiares, informações sobre transferência, tempo de internação na pediatria do HRJC, estado nutricional, motivo da internação e IRA diagnosticada.

RESULTADOS:

Das IRAS, os casos diagnósticos como pneumonia foram os que apresentarem um número maior de crianças internadas, com 78%, seguido de asma e bronquite 8% cada, infecções das vias superiores 3%, otite média aguda 2% e amigadalites com 1%. Os fatores de risco que apresentaram maior incidência para as internações foram à aglomeração de pessoas dormindo no mesmo quarto da criança 48% e a presença de fumantes no seu domicilio 42%. Internações por infecção respiratória aguda foram mais freqüentes em crianças até um ano de idade 68%. Um número maior de internações foi relacionado à estação de chuvas, meses de abril a junho.

CONCLUSÃO:

O acompanhamento dessas doenças serve para mostrar sua magnitude em termos de números, que deveriam ser direcionados primordialmente à melhoria das condições socioeconômicas e de moradia da população mais carente.

Palavras-chave: Epidemiologia, Crianças, IRAS.