61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ALÔ! QUEM FALA?
Tâmara Reis de Souza 1, 2
Aldenéia Soares da Cunha 2
1. Universidade Federal do Amazonas
2. Centro Universitário do Norte
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho busca projetar estratégias que auxiliem a compreensão docente na construção da leitura e escrita no processo ensino aprendizagem da criança, valorizando hipóteses que elabora para os tais processos, na construção do próprio conhecimento. Para fundamentar esta temática, a autora deste documento baseou-se em concepções educacionais clássicas e contemporâneas, visto que há tempos estudos psicopedagógicos vêm manifestando preocupações nos campos da leitura e da escrita. Para desenvolver esta temática foi realizado um estudo de caso em uma escola na zona rural. Deparei-melocalizado em educa educacional a uma realidade social extraordinária, com crianças que vivenciam um contexto diferenciado. A realização do diagnóstico, como toda sua abordagem de intervenção, realizou-se com a aluna A.C, que apresenta dificuldades na elaboração textual envolvendo estruturação, pontuação, segmentação de palavras e principalmente trocas ortográficas (f/v, p/b), quanto à leitura ainda não consegue fazê-la fluentemente e sim silabicamente reais e contextos sociais.

METODOLOGIA:

O projeto objetivou projetar caminhos na busca pela compreensão docente do processo de construção da leitura e escrita das crianças. A intervenção baseou-se na construção de esquemas motores, ação/reflexão sobre o meio, observação e experimentação sobre a natureza e construção de estruturas do pensamento. Os instrumentos que foram utilizados na avaliação do processo de intervenção foram: entrevista de anamnese (a ser realizada com a mãe), jogo simbólico, leitura de história, atividade de seqüência lógica, técnicas psicopedagógicas (o dia do meu aniversário, par educativo), desenho da família, ditado e atividades envolvendo sentimentos. Foi realizado uma abordagem de caráter qualitativo utilizando uma variável que é a formação de professores. A formação do professor compreende as atividades de formação para a docência, e ocorrem, no período inicial, em cursos nos estabelecimentos de ensino médio e instituições de ensino superior, e após a formação inicial no que se denomina formação continuada, espaço que, não se pode perder de vista o condicionamento sócio-histórico.

RESULTADOS:
A intervenção baseou-se na construção de esquemas motores, ação/reflexão sobre o meio, observação e experimentação sobre a natureza, construção da representação e construção de estruturas do pensamento, a ludicidade fez parte do trabalho. A partir dessas atividades realizadas com a estudante, deu-se uma chance a ela de entender os pontos mais elementares da escrita, como a escrita correta da palavra e a compreensão do texto. Um trabalho psicopedagógico pode contribuir muito, orientando educadores a aprofundarem seus conhecimentos sobre as teorias de ensino/aprendizagem e as recentes contribuições de diversas áreas do conhecimento, redefinindo-as e sintetizando-as numa ação educativa. Esse trabalho levaria o educador a olhar-se como “aprendente” e como ensinante, conectando-o com as próprias inseguranças, com a angústia de conhecer e de desconhecer, fazendo-o redimensionar seus próprios modelos de aprendizagem e o seu vínculo com os alunos.
CONCLUSÃO:

O plano psicopedagógico que foi realizado propôs um trabalho que envolveu a participação docente assim como sua atuação frente à proposta desta temática, traçando vertentes fundamentais na compreensão das dificuldades do processo de construção da leitura e escrita. Deve-se fazer uma “análise e reflexão sobre a língua” para melhorar a capacidade de compreensão e expressão dos alunos, em situações de comunicação, tanto escrita como oral. Compreender que a oralidade, a leitura e a escrita são práticas que se complementam, que permitem o aluno a construir conhecimentos. E com o domínio da linguagem que o homem se comunica, acumula informações e produz seu conhecimento. Diante desses fatores, vale ressaltar a relevância primordial de se ter o conhecimento do sujeito em seu processo evolutivo de aprendizagem, e, sobretudo focar a atenção em sua unidade, observando os aspectos individuais (sejam eles cognitivos ou afetivo-emocionais), os familiares e os da comunidade como um todo, já que esse todo compõe o universo de cada um.

Instituição de Fomento: Centro Universitário do Norte
Palavras-chave: Ensino, Aprendizagem, Conhecimento .