61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 5. Odontologia Social e Preventiva
ABORDAGEM SOCIAL EM SAÚDE BUCAL APLICADA EM ESCOLARES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE RIO PRETO DA EVA – AMAZONAS.
Annyk D´Almeida Azevedo Takaki 1
Lauramaris de Arruda Régis Aranha 1, 2
Nícia Marques de Almeida Oliveira 2
Estelamaris de Arruda Régis Nigro 3
Jéssica Amanda Passos Gomes 4
1. Centro Universitário Nilton Lins
2. UEA
3. Cirurgiã Dentista
4. Instituto Amazônia de Ensino Superior
INTRODUÇÃO:

A abordagem social em relação à promoção de saúde bucal identifica um dos principais instrumentos que pode contribuir para melhorar o estilo de vida da coletividade. A importância do educador em desenvolver ações educativo-preventivas voltadas para a comunidade local, é de estimular a mudança de hábitos bucais pré-existentes, aproveitando os saberes tradicionais dessas populações. No Brasil, estudos epidemiológicos mostram uma redução marcante na prevalência e regressão da cárie dentária, onde existem trabalhos que comprovam os resultados positivos de campanhas e programas de promoção de saúde bucal. Estas ações constituem um dos pilares da prevenção das doenças bucais, juntamente com a utilização dos fluoretos, sobretudo na faixa etária de seis a doze anos. A meta do trabalho foi proporcionar aos acadêmicos do quarto período do segundo semestre de 2007, do curso de odontologia da instituição de ensino superior UniNilton Lins, a oportunidade de atuação junto aos alunos da rede pública de ensino do município de Rio Preto da Eva - Amazonas, utilizando técnicas pedagógicas de educação e prevenção, a fim de sensibilizar o maior número possível de escolares, para a importância de criarem hábitos saudáveis de higiene bucal.

METODOLOGIA:

Imbuídos do desejo de proporcionar uma melhor qualidade de vida às populações menos favorecidas, a disciplina de Odontologia Social do Centro Universitário Nilton Lins, resolveu implementar uma estratégia de promoção de saúde bucal, para escolares de seis a quatorze anos de idade, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), do município de Rio Preto da Eva – Amazonas, situado a 79 km de Manaus, com uma população estimada em 24283 habitantes. Foram realizadas palestras educativas, peças teatrais, participação de fantoches, com intuito de iniciar a interação dessas crianças com o universo odontológico.

RESULTADOS:

Através da metodologia idealizada, a população-alvo aprendeu como escovar corretamente os dentes, o uso do fio dental, a utilização racional do flúor e o uso inteligente do açúcar, visando à promoção da saúde bucal e uma melhor qualidade de vida. E partindo da premissa que as experiências extramuros realizadas no âmbito de comunidades, constituem excelente estratégia para construção do perfil dos futuros profissionais de saúde, realizamos então a presente ação. Esta abordagem social em saúde bucal veio de encontro as necessidades da população em foco.  

CONCLUSÃO:

A participação da comunidade de escolares nesta experiência ficou evidente pelo interesse demonstrado em todas as fases da mesma. Os resultados positivos conseguidos com esta pesquisa-ação foram patentes, pois houve uma melhora clínica significativa no controle do biofilme dental visível da população em apreço, bem como, um consenso do ganho educacional dos acadêmicos envolvidos neste processo.

Instituição de Fomento: Centro Universitário Nilton Lins
Palavras-chave: saúde bucal, comunidade, qualidade de vida.