61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
A POLUIÇÃO DO RIO CAPIBARIBE PROVENIENTE DAS LAVANDERIAS E INDÚSTRIAS TÊXTEIS NO MUNICÍPIO DE TORITAMA – PE
Nadja Alves Ferreira 1
Juscilene Waleska Silva Souza 1
Solange Gomes da Silva 1
Aldemir Dantas Barbosa 1
1. Departamento de Ciências Geográficas, Universidade Federal de Pernambuco/UFPE
INTRODUÇÃO:
Localizado no Agreste Setentrional de Pernambuco, o município de Toritama, que dista 167 km do Recife, é responsável por 16% da produção de jeans, sendo considerado o segundo maior produtor do Brasil. Mas, essa atividade, gerada pela alta carga de agentes poluidores, vem causando sérios danos ao ambiente, principalmente aos recursos hídricos, representado na área pelo rio Capibaribe, intermitente em seu alto e médio curso. As indústrias e lavanderias de Toritama, baseada na fabricação e lavagem do jeans, lançam uma grande quantidade de resíduos químicos no rio, responsáveis pela alta variação de carga orgânica, baixos valores de OD (oxigênio dissolvido) e acentuado níveis de metais pesados e DBO (demanda bioquímica de oxigênio). Diante disso, este trabalho tem como propósito avaliar, constatar e apresentar quais são as causas e conseqüências referente à realidade das péssimas condições em que se encontra o rio Capibaribe nesse município.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi desenvolvida seguindo, primeiramente, a etapa de gabinete através de uma revisão bibliográfica a respeito do tema abordado, como leituras de artigo jornalístico, dissertação e coleta de dados secundários disponíveis em sites da internet. Também houve uso de vídeo que mostra um especial exibido, pela TV Globo em Janeiro de 2005, no programa Globo Rural. E, finalmente, fez-se visita a campo e a Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CPRH), para realização de entrevistas e tomada de fotografias.
RESULTADOS:
Sendo o principal manancial de água do município, o rio Capibaribe recebe uma das maiores poluições do estado, originárias dos efluentes industriais das lavanderias de confecções de jeans – que contribuem para a má qualidade da água do rio, conforme comprovam dados de análises laboratoriais. Esses produtos contêm altos teores de compostos orgânicos e inorgânicos, bastante tóxicos à vida aquática, pois, diminuem o OD e aumentam a DBO de determinadas espécies. Diante dessa realidade, em 2003 a CPRH constatou que nenhuma das 56 lavanderias vistoriadas possuía alvará de funcionamento. Em 2004, foram firmados Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) entre as lavanderias, Órgão Ambiental e o Ministério Público, com o objetivo de enquadramento às normas ambientais vigentes. Porém, a fiscalização foi reduzida e, segundo as entrevistas realizadas e consultas a artigos recém publicados, atualmente a realidade continua praticamente a mesma. De acordo com o CPRH, só algumas lavanderias antes de lançarem os dejetos não tratados, direta ou indiretamente no rio, fazem um sistema de tratamento que pode ser o primário, em que só é retirado o lixo sólido, ou o sistema de reuso, onde uma parte é reaproveitada e a outra vai para o rio sem causar sérios danos.
CONCLUSÃO:
A pesquisa realizada evidencia a necessidade de uma ação conjunta entre os órgãos competentes do estado de Pernambuco, a prefeitura de Toritama e os empresários. Visando fiscalizar as empresas que desrespeitam a lei ambiental, além de promover a responsabilidade social das lavanderias no tratamento de seus efluentes, através de educação e gestão ambiental. Talvez desse modo, com o crescimento econômico pautado em bases sustentáveis, o rio Capibaribe pudesse se recompor trazendo benefícios não só para a população como para o ecossistema local.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Pernambuco - UFPE
Palavras-chave: Poluição, Rio Capibaribe, Toritama.