61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
METODOLOGIA DE PROJETOS: UM NOVO OLHAR NA DOCÊNCIA
Maria Auxiliadora Coelho Pinto 1
Virgilio Nascimento Bandeira 1
Virgilio Nascimento Bandeira 1
Rosi Méri Bukowitz Jankauskas 1
Simone Cardoso Soares 1
1. Universidade do Estado do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Atualmente, ensinar, não é uma tarefa tão simples, exige do educador (a) requisito básico que pode ser adquirido através da prática na sala de aula. A metodologia de projeto visa trazer um novo olhar na maneira de ensinar, por essa razão, optamos investigar essa nova proposta metodológica, uma vez que essa perspectiva valoriza as concepções infantis, infanto-juvenil e também a clientela adulta, buscando condições de formar cidadãos com possibilidade diversificada de conhecimento. Para isso é preciso que os alunos não dominem apenas os conteúdos essenciais de aprendizagem, mas também desenvolvam as capacidades necessárias para tomar decisões de forma segura aprendendo a conviver com outros e a repartir em comunhão, o conhecimento emergente do processo de interação.

METODOLOGIA:

Para realização desse trabalho houve várias técnicas e instrumentos como: pesquisa de campo a prática da observação, entrevista com perguntas abertas e semi-abertas. Houve visitas nas escolas regulares de ensino para coleta desses dados junto aos profissionais da educação, envolvendo Gestor, coordenadora pedagógica, professores, alunos, pais de alunos e técnicos, serventes. Além das entrevistas com estes profissionais da educação, houve também pesquisas bibliográficas em livros, documentários, revistas e outros. Houve o acompanhamento da implantação de Metodologia de Projetos na Escola municipal professora Jociêdes Andrade; orientação aos professores como desenvolver esse trabalho na prática pedagógica em sala de aula.

RESULTADOS:

Verificou-se através desta pesquisa, que a Metodologia de Projetos está sendo trabalhada em algumas escolas do município de Tabatinga. Acompanhamos os docentes durante seis meses na escola municipal Professora Jociêdes Andrade. Na trajetória do trabalho houve implantação dos projetos didáticos, produções de coletâneas de professores e alunos de acordo com níveis e faixa etária; culminância dos projetos com a participação de toda a comunidade escolar e em geral, apresentação de teatro, dramatização, música, dança, gravação de  documentários relacionado a diversas temáticas, exposição nos estandes das atividades  dos alunos Enfim houve uma grande sarau para conclusão deste trabalho. Esta prática está contribuindo no trabalho pedagógico trazendo propostas inovadoras para as metodologias dos docentes indicando assim, novos caminhos para melhor ensinar motivando e estimulando o educando a interagir o conteúdo sistematizado com o contexto social.

CONCLUSÃO:

De acordo com o que foi pesquisado, observado e analisado, constatou-se que a metodologia de projeto utilizada na prática docente faz a diferença no processo de ensino e aprendizagem dos discentes em todas as séries, anos, níveis e faixa etárias. Percebeu-se que os trabalhos com Metodologia de Projetos é muito interessante e significativo, porém, alguns educadores apresentam constantes dificuldades de conduzirem essa metodologia na sala de aula por falta talvez de uma formação continuada para melhoria da prática pedagógica em relação o trabalho através de projetos.

 

Palavras-chave: Metodologia, Docência, Projetos.