61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
Características sociais e epidemiológicas dos casos de Tuberculose em Manaus, no período de 2001-2006
Nathália França de Oliveira 1
Maria Jacirema Ferreira Gonçalves 1, 2
1. Escola de Enfermagem de Manaus/Universidade Federal do Amazonas
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Tuberculose é um grave problema de saúde pública no Brasil, com registro anual médio de 80.000 casos. O Amazonas é o segundo estado com maior taxa de incidência com 70% dos casos sendo de Manaus, o que remete a questionar os fatores que influenciam ou contribuem para esse quadro. A doença tem uma relação direta com os baixos níveis de desenvolvimento socioeconômico (precárias condições de moradia, saneamento básico inadequado, fome e pobreza), portanto, devem ser considerados ao analisar a TB. Considerando a escassez de estudos a respeito do tema em Manaus, esta pesquisa traz consigo informações importantes a respeito da doença na cidade, e permite traçar um perfil dos doentes, e assim contribuir para políticas de intervenção. O objetivo foi realizar um levantamento do perfil social e epidemiológico dos pacientes com diagnóstico de tuberculose em Manaus, no período de 2001 a 2006.
METODOLOGIA:
Realizou-se um estudo retrospectivo dos casos novos de Tuberculose residentes em Manaus, notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (SINAN-MS), no período de 2001 a 2006, perfazendo um total de 9.521. O banco de dados foi obtido junto ao MS em maio de 2008. Utiliza-se a abordagem quantitativa com análise de evolução temporal. As variáveis foram categorizadas e visaram um melhor entendimento dos dados, bem como a possibilidade de comparações dos resultados com outros estudos que utilizam categorias semelhantes. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, univariada e bivariada, considerando a distribuição, médias, proporções, bem como comparação de evolução temporal nos triênios 2001-2003 e 2004-2006. Utilizou-se o Software Epi-Info. Versão 3.5 para a manipulação dos dados e análise.
RESULTADOS:
Os dados foram analisados conforme sexo, raça, faixa etária, escolaridade, agravos associados, exame HIV e forma clínica da doença. A maior proporção de casos foi no sexo masculino. De 2001 a 2003, 31,8% pertenciam à raça parda e negra e 65,3% a raça não era informada ou ignorada, caracterizando má qualidade da informação, e baixa completitude do SINAN. Dos casos de TB no mesmo período, 57,9% tinham entre 15 e 40 anos e no período de 2004 a 2006 não há mudanças, denotando que a doença atinge a camada mais produtiva da sociedade, do ponto de vista econômico. Quanto à escolaridade, em geral é baixa e entre 2001 e 2003, 11,6% dos casos apresentavam 4 a 7 anos de estudo, entretanto para 75,2% dos casos consta ignorada ou não aplicada, ou não era informada, fato que dificulta a análise dessa categoria e a associação com a doença. Com relação aos agravos associados à doença, parece ser pouco relevante durante a notificação, todavia mesmo considerando-se o baixo preenchimento desta informação, destaca-se a AIDS, a qual deve ser interpretada com cautela, pois por se tratar de dados secundários não é possível afirmar com segurança a influência da AIDS na TB em Manaus. O exame para diagnosticar HIV é pouco realizado e a forma pulmonar(80,2%) predominou sobre a extrapulmonar(19,8%).
CONCLUSÃO:
A análise confirma os achados de outros estudos, a incidência de tuberculose em Manaus mostra um perfil epidemiológico dos doentes com maior proporção de casos nas categorias socioeconômicas menos favoráveis. A tuberculose em Manaus continua como uma doença grave, como elevada incidência, e sem oscilações importantes ao longo do período estudado. Os resultados indicam que é importante não só controlar a doença através das ações do Programa Nacional de Controle da Tuberculose voltadas para o diagnóstico e tratamento, mas é necessário ter em conta o perfil epidemiológico e social da população atingida, e assim elaborar estratégias de controle que tenham em conta a população alvo. Este trabalho traduz a importância de se trabalhar com dados secundários provenientes de sistemas de informação, pois permite identificar diversos aspectos relacionados aos doentes notificados, bem como identificar falhar e sugestão de correções, como os problemas de completitude do SINAN, que são apontados, e que deve haver um compromisso de superar tal problema.
Instituição de Fomento: Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.
Palavras-chave: Tuberculose, Epidemiologia, Vigilância Epidemiológica.