61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
ESGOTOS E RESÍDUOS SÓLIDOS NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE TABATINGA-AM
EUDIVÂNE FERREIRA DA SILVA 1
SIMOME CARDOSO SOARES 1
1. Universidade do Estado do Amazonas - UEA
INTRODUÇÃO:

O município de Tabatinga-Am assim como muitos outros lugares, não é uma exceção no que diz respeito a problemas de esgotos e resíduos sólidos (RS) sem o devido tratamento, estes abrangem uma complexidade de impactos negativos ao meio ambiente. A coleta, o tratamento e a disposição ambientalmente adequada dos esgotos e RS são fundamentais para a melhoria da saúde ambiental e humana em um município. Entretanto, a busca por estratégias ambientalmente adequadas depende do conhecimento seguro sobre suas potencialidades negativas tanto para o homem quanto para a natureza. Além disso, para a resolução ou minimização da problemática, é preciso contar com a indispensável vontade e atenção de políticas públicas, a qual deveria atuar ativamente nas tentativas em resolver o problema. Diante destes fatos, o presente estudo visa destacar algumas ruas e demonstrar a situação precária de coleta de esgotos e RS na zona urbana do município de Tabatinga-Am, pois a enorme quantidade de esgotos e RS produzidos diariamente não somente no município, mas, em outros lugares, tendem a transformar-se em prejuízos ambientais graves e consequentemente isto passa a interferir na qualidade de vida dos seres vivos, devido os desequilíbrios ecológicos, os quais afetam muitas esferas da dinâmica natural da Terra.

METODOLOGIA:

O estudo foi efetuado no município de Tabatinga-Am, localizado à margem direita do Rio Solimões. Possui uma área de 3.239,3 km2, e população estimada em 42.652 habitantes (segundo IBGE - 2004). Tabatinga é fronteiriça com  a Colombia e com o Peru, sendo a fronteira com o primeiro terrestre e, com o Peru fluvial. A observação cotidiana marcou o início deste, a partir do tráfego pelas ruas observou-se a precariedade de canalizações de esgotos no município. Visitas semanais e registros a partir de fotografias digitais destacaram pontos urbanos em situação crítica. Identificou-se os nomes das ruas baseados no mapa do município, com breve descrição destas. A predominância maior do estudo deu-se no sentido oeste da cidade, tomando como referência a Avenida da Amizade (avenida principal do município) no sentido Tabatinga – Letícia (fronteiriça com Tabatinga). Entretanto, as ruas Marechal Rondon e Rui Barbosa foram estudadas em sentido oeste e leste. Outras como, Marechal Mallet, Coronel Berg, Aires da Cunha, Santos Dumont e Duarte Coelho, optou-se por estudar somente um de seus trechos - leste ou oeste. E aquelas ruas que localizam-se em sentido leste/oeste da cidade, observou-se seus trechos norte e sul (ruas Duque de Caxias - a leste, Almirante Tamandaré e General Sampaio - a oeste).

RESULTADOS:
A partir de bases teóricas e a prática da pesquisa, evidenciou-se que as ruas observadas na zona urbana do município de Tabatinga-Am, não apresentam estrutura adequada de coleta e tratamento ambientalmente corretos, tanto no que diz respeito aos esgotos quanto aos RS. Num total de quinze (15) ruas observadas, quase todas apresentam esgotos correndo a céu aberto e/ou concentram quantidades consideráveis de RS em locais inadequados ou que aguardam pelo seu recolhimento, o qual é efetuado pela prefeitura municipal. A única rua que não apresenta esgotos de forma tão exposta, é a Avenida da Amizade (via principal da cidade), mas, suas caixas de passagens de esgotos já começam a apresentar aspectos que pedem reparos, e nesta quase não se encontram aglomerados de RS. Entretanto, na Rua Marechal Rondon a situação é séria e preocupante, o fato é que todo esgoto produzido nesta área e de outras partes da cidade, tem seu trajeto final no Rio Solimões e, que em conjunto com a enorme quantidade de RS tornam a situação ainda mais complicada, uma vez que as águas do referido rio é utilizada in natura pelos pescadores e verdureiros para a lavagem de alimentos, frutas e verduras, os quais são vendidos no local. E a preocupação maior, é que o mesmo tem como função principal de abastecer da cidade.
CONCLUSÃO:
A problemática dos esgotos e RS se deve ao crescimento urbano desorganizado e a falta de planejamento que o atenda. Portanto, a atuação dos representantes políticos é indiscutivelmente indispensável, os quais deveriam priorizar o desenvolvimento de alternativas práticas e economicamente viáveis para o tratamento dos esgotos e RS, atendendo assim as necessidades humanas e, ao mesmo tempo assegurando a proteção ambiental. Fazer ainda investimentos em programas que envolvam a sociedade e que ofereçam informações capazes realmente de modificar o pensamento e as atitudes das pessoas, tarefa esta que não é fácil de executar, pois tratar de mudanças de hábitos e comportamentos é processo demorado. Entretanto, para a execução de tarefas na sociedade, requer do poder público muito investimento, mas, que precisa ser feito, pensando no futuro, o qual certamente apresentará gastos com limpeza, coleta, destino final de esgotos e RS e saúde pública calculavelmente maiores. Enfim, a administração pública do município destina-se a consecução dos objetivos que visem promover o bem-estar geral através da execução dos serviços públicos. O município é autônomo, independente, possui competências constitucionais, e não se admite excesso de tarefas para justificar a falta de uma política ambientalista.
Palavras-chave: esgotos, resíduos sólidos, impactos ambientais.