61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
CONHECENDO O RECIFE ATRAVÉS DA POESIA
Andréa Cristina Ferreira do Nascimento 1
1. PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE - E. M. DO PANTANAL
INTRODUÇÃO:

Este trabalho foi realizado a partir do projeto “Conhecendo o Recife através da poesia”, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2008, na Escola Municipal do Pantanal (Recife), tendo como público alvo os alunos da Educação de Jovens e Adultos. Esta proposta enfocou a importância da leitura; enfatizou a poesia enquanto gênero textual despertou nos alunos uma grande estima por esta área da literatura. Atendeu a proposta da Secretaria de Educação para o ano letivo que homenageou os poetas do Recife. Trabalhando com os alunos o incentivo à leitura de fruição; o gosto pela poesia; e a ampliação de seus conhecimentos acerca da cidade do Recife e seus poetas. Apresentando, portanto, grande relevância ao processo de aprendizagem e à formação dos alunos enquanto cidadãos, uma vez que aprofundou a história da cidade, preocupando-se com sua origem, desenvolvimento e formação cultural; ligando estes contextos ao cotidiano dos participantes e à construção de sua identidade.

METODOLOGIA:
O trabalho com os adultos teve como ponto de partida uma dinâmica de grupo, em sala de aula, que verificou seus conhecimentos prévios sobre o Recife, poemas e poetas que o retratam. No segundo momento, houve um estudo bibliográfico, enfocando, entre outras vertentes, a bibliografia dos doze poetas homenageados no circuito da poesia. Seguido de duas aula de campo. Uma quando foram visitadas as esculturas dos poetas e verificadas as paisagens da capital pernambucana onde se encontram as obras; e, outra, ao conhecerem o Espaço Cultural Banco do Brasil, localizado no Paço Alfândega, onde constam maquetes, postais, achados arqueológicos quando puderam apreciar o Recife de sua origem até a atualidade. Durante todo o processo, aconteceram momentos de leitura de poesias dos autores estudados na perspectiva de criar um ambiente propício aos estudos realizados. E no momento final, foi exibido o filme “Morte e vida Severina” de João Cabral de Melo Neto, um dos poetas homenageados; seguido de uma roda de diálogo que promoveu a relação entre a arte e a realidade do Recife vivida pelos educandos e contada pelos poetas.
RESULTADOS:
Com a vivência do projeto, pode-se verificar um aumento na participação dos educandos nas atividades propostas; bem como, a melhoria na qualidade das relações aluno/aluno e professor/aluno. Observou-se também um aumento do interesse pela leitura, sobretudo de poesias, uma vez que se ampliou o número de consultas ao acervo bibliográfico da escola. E ainda pode-se perceber o quanto os alunos passaram a ler não só palavras, mas paisagens, monumentos... ampliaram seu potencial de leitura do mundo. Houve também a participação de um aluno no concurso de poesias promovido pela Prefeitura do Recife chamado “EJA Fazendo Versos”, tendo seu poema incluído no livro junto com os demais ganhadores do concurso publicado pela própria Prefeitura. Sendo estes resultados da motivação que atingiram ao sentirem-se mais capazes de se envolver no mundo da leitura e da escrita.
CONCLUSÃO:

As etapas trabalhadas ao longo do semestre fornecem elementos que contribuíram para ampliar, consolidar e valorizar os conhecimentos dos educandos acerca da poesia que retrata o Recife e as características da cidade. Assim como embasou sua aprendizagem e o aumento da auto-estima dos alunos; contribuiu, também, para a formação da educadora que, ao ensinar, muito aprendeu. Levando em consideração que ao aplicar seus conhecimentos, a partir do processo de ensinagem, reforça as palavras de Paulo Freire, em Pedagogia da Autonomia (2003) que diz: Não há docência sem discência, as duas se reduzem à condição de objeto um do outro. Quem ensina aprende e quem aprende ensina ao aprender. Portanto, trata-se de um trabalho relevante do ponto de vista cognitivo, social, mas fundamentalmente, de promoção de cidadania, da valorização da leitura, da poesia e da identidade dos participantes enquanto recifenses.

Palavras-chave: Poesia, Cultura, Recife.